Ermo
Musicbox, Lisboa
16- Abr 2015
Não teve sorte o duo bracarense nesta nova vinda à capital do império (com minúscula, evidentemente). De um lado, os Russian Circles enchiam o RCA; ali bem perto, no Sabotage, desenrolava-se um crime eléctrico; e no Lux, Capicua apresentava o seu novo disco. Como concorrer com isto? Como "roubar" público a cada qual destas propostas? É difícil, e daí que para ver, ou voltar a ver, os Ermo no Musicbox tenham respondido à chamada umas trinta pessoas, entre as quais algumas groupies que no final esperaram ansiosamente pelo vocalista António Costa...

© Rita Sousa Vieira

© Rita Sousa Vieira

Trinta ou quarenta, diriam os Smiths, «que diferença faz?». Porque até podiam estar apenas quatro e duas delas serem a própria banda. Os Ermo voltaram a assinar um concerto fantástico, digno de todo e qualquer elogio que se lhes possa tecer, já que estamos a falar da melhor banda portuguesa da actualidade - bastando que o resto do país deixe de lado o preconceito e a acreditar igualmente nisto. O mote era a apresentação do EP Amor Vezes Quatro, mas, como sempre, os Ermo não foram de encontro às expectativas, apresentando canções novas amiúde os quatro temas que compõem o seu novo trabalho. Uma delas, spoken word auto-depreciativo e entoado com o jeitinho que só António tem, fez cair o queixo de alegria dada a genialidade da coisa. Porra!

© Rita Sousa Vieira

Fechados sobretudo no negro, e com a sua electrónica estranha a pairar sobre as cabeças dos convertidos, os Ermo demonstraram uma vez mais que Portugal está bem entregue às novas gerações, sejam as que coabitam mais a norte, sejam aquelas que também nos apaixonaram a sul. E se é verdade que atribuir-lhes um qualquer conceito de "portugalidade" começa a tornar-se um cliché manhoso, não menos o é que o duo de Braga faz mais pela língua que muitos poetas de escrivaninha e de karaoke. Os Ermo continuarão a trilhar o seu próprio caminho, alheios a tudo o que absorvem e absorverão, mentores do seu próprio género ou culto. Afinal de contas, é um prazer / fazer o que Deus quer.
· 21 Abr 2015 · 11:15 ·
Paulo CecĂ­lio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Ermo