Black Bombaim + La La La Ressonance
Passos Manuel, Porto
20- Mar 2014
A fila à porta do Passos Manuel mostrava desde logo a curiosidade perante o disco que junta os Black Bombaim e os La La La Ressonance, depois de estes terem partilhado alguns palcos ao longo dos últimos tempos. E com toda a razão. Pelo menos a ver com o que foi conseguido com o disco de estreia que junta as duas bandas, com edição conjunta da PAD e da Lovers & Lollypops.

© Rui Oliveira

Depois de entrar na sala, e depois de ultrapassados os problemas de som iniciais, foi altura de comprovar uma grande parte das suspeitas levantadas até então. Para começar: a mistura dos dois mundos é definitivamente vencedora. O lado mais matemático e cerebral dos La La La Ressonance e a força bruta dos Black Bombaim combinam na perfeição (com vantagem óbvia e compreensível no som final para os segundos).

© Rui Oliveira

Dentro da proposta gerada pela união dos La La La Ressonance e dos Black Bombaim cabe um mundo de coisas boas: krautrock, stoner, free jazz e música electrónica. Tudo entregue com uma perfeita gestão dos momentos de improvisação e dos motivos fixos de cada um dos temas. Ao longo de cerca de uma hora, os La La La Ressonance e os Black Bombaim, nas suas diferenças e nas suas semelhanças, andaram quase sempre perto da perfeição.

© Rui Oliveira

Notas finais: a secção rítmica é um verdadeiro comboio desgovernado (elogio). Ricardo Miranda, dos Black Bombaim, é um guitarrista incrível e foi muitas vezes responsável por levar toda aquela massa sonora para uma outra dimensão. Para terminar: a ver por tudo aquilo que aconteceu naquele palco fica a ideia que os Black Bombaim e os La La La Ressonance ainda não ficaram por aqui. Que venham as cenas dos próximos capítulos.
· 25 Mar 2014 · 23:46 ·
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros