Beach House
Hard Club, Porto
17- Mar 2013
Quem os viu e quem os vê. Não há muito tempo atrás, os Beach House iam tocar ali ao Passos Manuel para menos de 200 pessoas (com o Becas a fazer as luzes) e agora enchem a sala maior do Hard Club sem esforço aparente. E sem se desviarem quase nada da direcção musical alinhavada com o primeiro disco. Pouco mudou portanto; pode haver uma bateria em palco, o volume pode ser mais elevado mas as canções são as mesmas. Canções de embalar, canções de intimismo e recato, canções de solidão. E canções de sonho.

© Angela Costa

Não mudou muita coisa. A sensação, para quem os viu ao início, é que pode ser outra. Continua a ser coito. Mas agora há uma plateia toda a ver e a aplaudir. Há gente a dançar, há gente a cantar as letras do início ao fim. As canções são as mesmas. Uma guitarra a abusar dos efeitos, uma voz difícil de resistir, drum machine ou uma bateria, uma invasão de teclados. As canções são as mesmas. Nós é que temos - não todos, mas muitos - mais sete ou oito anos em cima. De resto tudo igual.

© Angela Costa

As canções são as mesmas. Universalmente belas como nem todos conseguem, emocionalmente disponíveis. Há canções que querem apenas curtir; estas querem casar, ter filhos, férias em Agosto, carro e casa às prestações. Estas canções são canções que requerem compromisso. Quem não tiver medo de o aceitar tem aqui relação para uma vida inteira. As canções são as mesmas. O concerto? Foi perfeitinho. Foi bonito. Como era de esperar. Sem grandes surpresas. Sem altos nem baixos. As canções são as mesmas mas não foi como fazer amor. Foi como estar numa orgia mas devagarinho, com regras e muito respeitinho.

PS: A única coisa que parece ter mudado são as fotografias. Depois de em Lisboa ter sido retirada por momentos uma objectiva a uma fotografa acreditada para o efeito, no concerto do Porto acabou por não ser autorizada (com excepção de um grupo de fotógrafos, sem que se percebesse bem o critério na escolha dos mesmos) a recolha de fotografias no "fosso" normalmente destinado aos profissionais de imagem. O que é pena. Os Beach House até são pessoas bem parecidas.
· 18 Mar 2013 · 11:53 ·
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros