Junior Boys / Crash & The ´Cooth
Birthdays, Londres
20 Ago 2012
Lá para os lados de Hackney, o sítio onde tudo parece estar a acontecer neste momento em Londres, num sítio porreiro de seu nome Birthdays e de programação simpática (deu para ver Balam Acab na agenda de concertos), a noite de 20 de Agosto reservava o encontro com os Junior Boys e com o novo disco It´s all true - e um pézinho de dança. Em cima o Birthdays parece um café de rua, cheio de pinta e gente bem-parecida. Em baixo o Birthdays é um clube, com a mesma gente bem aparentada mas com menos glamour.

© Angela Costa

Na pequena cave do Birthdays já tocavam uns tais de Crash & The ´Cooth, um grupo de jovens que decidiu abraçar algo entre o indie rock e o pós-punk, com aproximações aos LCD Soundsystem. Bateria, guitarras, baixo, pequenos instrumentos de sopro, metalofone e toda a gente – pouca na altura – a pensar na morte da bezerra. As bandas de abertura parecem ter a vida difícil no Reino Unido. Os Crash & The ´Cooth ainda têm muito trabalho pela frente.

© Angela Costa

Já os Junior Boys têm o trabalhinho todo feito, que é como quem diz quatro excelentes discos editados nos últimos oito anos. E por isso só uma performance desinspirada poderia retirar brilho às canções registadas no estúdio. Com uma bateria electrónica, guitarra e um arsenal de sintetizadores, os Junior Boys entraram a matar com “So this is goodbye” e mostraram logo ali a qualidade da transposição das suas canções para o palco.

© Angela Costa

Depois bastou uma escolha de alinhamento acertada – com “Teach me how to fight” e a poderosa “Bits And Pieces” lá para o meio – para fechar o acordo. E se a isso juntarmos uma intensa “Banana Ripple” perto do fim, já em encore, tudo bem somado dá um belíssimo concerto de uma banda que parece ter tudo bem controlado em cima do palco. Controlado mas sexy.
· 23 Ago 2012 · 00:35 ·
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros