Joe Lovano
Aula Magna, Lisboa
19 Out 2007
Depois de uma passagem pelo Funchal e por Cascais, integrado no SFJazz Collective, o saxofonista Joe Lovano regressou a Portugal. Liderando desta vez o seu próprio quarteto, Lovano abriu o concerto com o recente disco “Streams of Expression”, álbum trabalhado em parceria com Gunter Schuller. Lovano exibiu desde logo o seu timbre magnífico e o seu grupo, mistura juventude e veterania, revela-se ao início pouco atraente, apesar de eficaz.

No piano, o jovem James Weidman mostrou-se à partida um clássico ritmista, deixando as melodias apenas em esboços, remetendo-se a uma posição pouco visível. No contrabaixo, o veterano Dennis Irwin, que já trabalhou com Art Blakey, soube estar à altura dos acontecimentos, segurando o ritmo, sem surpreender. E também o jovem cubano Francisco Mela, na bateria, não surpreendeu no competente acompanhamento. Como se previa, o trio de nomes pouco célebres funcionou como base estável para o saxofone tenor de Lovano brilhar.

O espectáculo valeu, assim, pelas improvisações fogosas de Lovano, que justificou plenamente o epíteto de “gigante” que comummente lhe aplicam. Herdeiro da tradição, Joe Lovano rejeita o papel de revolucionário, gerindo com segurança os conhecimentos que adquiriu num combinando de influências de diversas escolas. Além da mestria revelada a conduzir o saxofone tenor, Lovano serviu-se também do clarinete num tema. A inclusão de “Waiting for you”, original de Dizzy Gillespie, abrilhantou o espectáculo pelo poder tocante desta balada.

Apesar do início pouco entusiasmante, a prestação do grupo foi melhorando ao longo do concerto. O pianista conseguiu dois ou três bons momentos e o baterista arrancou um dos solos mais aplaudidos da noite. Numa noite em que se assistiu à verdadeira expressão da tradição do jazz, e houve até espaço para passagens por melodias latinas, Lovano foi a estrela maior. A ovação em pé, no final, foi representativa do agrado do público. O grupo regressou ainda para um encore, com a interpretação de “Work” de Thelonious Monk, encerrando deste modo o concerto final da sua tour europeia.
· 19 Out 2007 · 08:00 ·
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros