Human Feel
Auditório Eunice Muñoz, Oeiras
28 Set 2007
Enquadrado no Ciclo Internacional de Jazz de Oeiras, o quarteto all-star Human Feel actuou no auditório Eunice Muñoz na passada sexta-feira, depois de por lá terem passado os quartetos de André Fernandes (dia 21) e Steve Wilson (dia 22) e um dia antes do grande quinteto de Drew Gress (que inclui Tim Berne e Craig Taborn, entre outros). No palco do auditório municipal surgiram três rostos conhecidos do público de jazz português - Chris Speed (saxofone tenor e clarinete), Kurt Rosenwinkel (guitarra eléctrica) e Jim Black (bateria e electrónica) – e o menos falado Andrew D’Angelo (saxofone alto e clarinete baixo), que provou merecer estar no mesmo patamar de notoriedade que os seus colegas.

Explorando composições originais dos vários elementos da banda, os Human Feel desenvolveram-nas de forma criativa, partindo da exposição dos temas para os transformarem completamente através da injecção de doses elevadas de improvisação. A intensidade dos sopros de D’Angelo e Speed surpreendeu, particularmente pela ferocidade com que atacavam os temas em conjunto. A guitarra de Rosenwinkel deixava-se, muitas vezes, ficar lá atrás num registo menos vanguardista, a dar uma certa estabilidade harmónica, deixando Jim Black livre para explorar ritmos enérgicos ao mesmo tempo que introduzia sugestões texturais e electrónicas.

Houve espaço para a interpretação de um tema do grande Julius Hemphill, houve espaço para D’Angelo (muito falador) elogiar a cozinha portuguesa e o vinho verde e houve tempo para um emotivo tema final, límpido e lírico, a contrastar com a toada geral do concerto. De resto, foi um grande espectáculo, pleno de energia, a aproximar-se das melhores noções de free jazz, na navegação abrasiva dos saxofones e clarinetes de Chris Speed e Andrew D’Angelo, e também de um certo jazz-rock, pela energia rítmica de Black e alguns momentos de distorção da guitarra de Rosenwinkel. Num momento em que não se sabe bem ao certo onde pára a vanguarda do jazz, este quarteto mostra que alguma da música mais criativa música pode estar mesmo aqui ao nosso lado.
· 28 Set 2007 · 08:00 ·
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros