The Soulbreaker Company / The Steepwater Band
El Sol, Madrid
28 Out 2006
Descrição do cenário: a sala El Sol fica perto da calle Montera, a rua mais movimentada do centro de Madrid no que diz respeito a prostituição. A qualquer hora do dia são dezenas a quantidade de prostitutas de se passeiam pela mencionada rua oferecendo com alguma insistência os seus favores sexuais. A rua da sala El Sol propriamente dita, a calle Jardines, é também morada de uma das pensões (mais) escolhidas para desenlace dessas actividades sexuais underground. Junto à entrada da pensão e do El Sol algumas motas de tamanho considerável. A sala, que abriu as suas portas em 1979, é grande. Há pessoas rigorosamente equipadas: as t-shirts são muitas, de Led Zeppelin, Kiss, Rolling Stones, Thin Lizzy, Jimi Hendrix, Faces, Black Crowes, há até um intruso com uma camisola de Miles Davis (talvez influenciado pela fase final dos anos 60, altura em que o trompetista começou a fazer experiências com a fusão entre jazz e rock). Era noite de blues rock.

Descem-se umas escadas. A sala é bastante grande. Ouve-se Deep Purple nas colunas, um best of com os clássicos. Pouco depois entram em palco os teloneros (expressão espanhola para a banda que faz a primeira parte dos concertos) Soulbreaker Company, fiéis seguidores dos ensinamentos de bandas como Led Zeppelín, Lynyrd Skynyrd, Wilson Picket, Raging Slab, Black Sabbath o Mountain, conhecedores dos clichés do rock ‘n’ roll. Riffs gordos, hard rock, algum blues. Editaram Hot Smoke & Heavy Blues em Janeiro de 2006 e foram ‘anfitriões’ dos Steepwater Band na digressão espanhola. Serviram para entreter antes da chegada dos norte-americanos e pouco mais.

The Steepwater Band © Angela Costa

Os Steepwater Band são Jeff Massey (voz e guitarra), Tod Bowers (baixo) e Joe Winters (na bateria), de Illinois, Chicago. Fazem “outlaw blues”, como os próprios dizem, ou seja, misturam os Delta blues com rock e safam-se com isso. Revelation Sunday, com o selo da Diamond Day Records, é o documento actual, declaração de intenções mais recentes do trio norte-americano. Também com a actuação dos Steepwater Band foi um desfilar de riffs blues rock como acontece em “Mercy”, o tema de abertura de Revelation Sunday que surgiu a certa altura devidamente apresentado. “Mercy, take me aside / We came up from the trenches / but the smoke would not clear / I went searching for a sign / Where there’s nothing to find / Mercy, show me your door”, diz-se a certa altura em “Mercy”.

The Steepwater Band © Angela Costa

Obviamente foi no último disco editado que os Steepwater Band mais se basearam para o concerto na Sala El Sol. No entanto, a subtileza que por vezes caracteriza alguns temas de Revelation Sunday parece perder-se significativamente ao vivo, altura em que tudo se torna por vezes demasiadamente másculo e desprovido de sentimento. Fica no ar obviamente o lado mais blues dos Led Zeppelin, os Free, os Rolling Stones e o Delta Blues revisto com olhos actuais. Nem sempre feito da melhor forma e de forma interessante, mas com alguns momentos curiosos.
· 28 Out 2006 · 08:00 ·
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros