DISCOS
Most People Have Been Trained To Be Bored
Success In Cheap Prices
· 08 Jan 2007 · 08:00 ·
Most People Have Been Trained To Be Bored
Success In Cheap Prices
2006
Bor Land


Sítios oficiais:
- Bor Land
Most People Have Been Trained To Be Bored
Success In Cheap Prices
2006
Bor Land


Sítios oficiais:
- Bor Land
O portuense Gustavo Costa apresenta uma mescla criativa de noise, música ambiental, electrónica ou electro-acústica.
Gustavo Costa. É este o nome do músico que se esconde atrás do improvável nome de banda nacional, Most People Have Been Trained To Be Bored. O curriculum do portuense não é curto. Apesar de jovem, colabora (ou já colaborou) com nomes como Genocide, Stealing Orchestra, Três Tristes Tigres, Drumming, Lost Gorbachevs, Gregg Moore, Ethos Trio, Damo Suzuki e… John Zorn. Sob a direcção de Zorn actuou integrado no projecto Cobra, que se apresentou na Casa da Música em 2005. E Zorn é uma referência importantíssima para Costa, que numa entrevista ao Bodyspace confessou que Zorn foi provavelmente a figura que mais o marcou e que possui mais de 300 discos onde o saxofonista e compositor está envolvido.

O disco Success In Cheap Prices não é de fácil definição. De um modo simplista poderemos dizer que é uma colagem de noise, música ambiental, electrónica ou electro-acústica. Se perguntarmos ao autor por uma enunciação estética, ele responde: “a minha definição estética engloba com o mesmo respeito Napalm Death, Xenakis, John Cage ou John Coltrane.” Ou seja, abarca referências diversas e afastadas, desde o rock extremo até à composição contemporânea, passando pela improvisação através do jazz.

Projecto pessoalíssimo, o álbum de Most People junta nove faixas reunidas sob um único desígnio: a experimentação. Seja a partir de formas electrónicas ou acústicas, pré-compostas, ou improvisadas, a música aqui exposta tem sempre essa característica comum. Será difícil chegar a uma designação minimamente certeira para este com menos de vinte palavras, mas é impossível recorrer a outro termo que se cole de maneira tão adequada. É disto que se trata, dessa tal “experimentação”: Most People é música inovadora, exploratória, desafiante.

A editora Bor Land vinha solidificando uma imagem de editora “indie”, editando alguns dos melhores projectos nacionais de pop/rock independente: Old Jerusalem, Complicado, Alla Pollaca, Stowaways, entre vários outros. Com a edição do Single de Carlos Bica, a editora mostrou que estava aberta a sons menos previsíveis e agora esta nova edição Success In Cheap Prices confirma a abertura e desvenda abordagem ainda menos comum. Most People é música inventiva e exclusiva. É mesmo verdade, as referências a John Zorn não são ao acaso.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Most People Have Been Trained To Be Bored
Entrevistas
O ruído, tal como o conhecemos
07 Nov 2006
ÚLTIMOS DISCOS
Sound Of Lapland
Scapes
· POR Paulo Cecílio ·
Feliz Natal.
ÚLTIMAS

Parceiros