DISCOS
Pão
Pão
· 25 Jun 2012 · 13:52 ·
Pão
Pão
2012
Shhpuma


Sítios oficiais:
- Shhpuma
Pão
Pão
2012
Shhpuma


Sítios oficiais:
- Shhpuma
Pão, pão, queijo, queijo.
Não será segredo nenhum que por aqui gostamos muito de trocadilhos. Assim sendo, quando nos surge a oportunidade, servida numa bandeja de prata (ou numa rodela de acrílico) para tentar mais uma piada/analogia absurda, é óbvio que a aproveitaremos. Deste modo, o trio Pão - composto por Pedro Sousa no saxofone tenor, Tiago Sousa em teclados, harmónio e percussão, e Travassos em electrónica analógica - apresenta-nos no seu disco homónimo uma massa que vai fermentando e cozendo à medida que os temas fluem, e que termina numa calorosa e saborosa carcaça.

Vamos lá então explicar: partindo de uma abordagem experimental, a música do trio consiste sobretudo em longos momentos drone, sobre o qual o saxofone de Sousa vai impedindo que este se torne demasiado aborrecido ou sensaborão, e a percussão e electrónicas ambientais, o sal, lhe conferem um certo estatuto xamânico; aqui encontramos sobretudo música de transe, onde o objectivo é, mais do que ouvir, mergulhar nas paisagens, aterradoras por vezes, que são aqui erguidas - ou arrancadas - do lado desconhecido, da aleatoriedade aliada à improvisação.

Com isto, "Gods Wait Do Delight In You" é o momento em que a massa é colocada no forno, e ouvimos o fogo, o saxofone e a electrónica, a crepitar baixinho; "Dyson Tree" polvilha-a com os condimentos necessários, os primeiros momentos em que o harmónio e a percussão tomam lugares de destaque; e "It Was All Downhill After The Sling" é o final do processo, em que o volume - da massa e da música - aumenta exponencialmente e somos brindados com paredes de ruído e tensão naquele que é o melhor momento de Pão (somos, contudo, suspeitos: temos uma paixão demasiado elevada por este tipo de agressões sonoras). Um disco de estreia que não é, contudo, para qualquer gastrónomo. Os Bourdains adorarão, os Ramsays talvez prefiram algo menos exótico. Mas o que é a vida sem exotismo?
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Pão
Entrevistas
Fermento
13 Jun 2011
Ao Vivo
Festival Rescaldo
21-22 Jan 2011: Teatro A Barraca / Trem Azul, Lisboa
Arthur Doyle / Pão
10 Mar 2011: ZDB, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
Gabriel Ferrandini
Volúpias
· POR Nuno Catarino ·
Free condensado.
ÚLTIMAS

Parceiros