DISCOS
Dirty Beaches
Badlands
· 04 Nov 2011 · 14:33 ·
Dirty Beaches
Badlands
2011
Zoo Music


Sítios oficiais:
- Dirty Beaches
- Zoo Music
Dirty Beaches
Badlands
2011
Zoo Music


Sítios oficiais:
- Dirty Beaches
- Zoo Music
Disco tão bom quão curto será o seu tempo de garantia.
Todos temos noção da China como o grande plagiador: não é difícil, recorrendo a uma simples pesquisa no Google, encontrar coisas tão hilariantes como um McMcDnoald's, um Obama Fried Chicken ou até mesmo um navio de guerra russo adaptados à realidade (?) chinesa. Saber que um produto com a etiqueta "Made in PRC" é, à partida, sinónimo de algo não vai durar os dois anos de garantia de que dispõe também não ajuda. No entanto, quando se trata de plágio musical (mais concretamente, de ir buscar influências nítidas ao passado), o mundo do indie assobia para o lado e chama-lhe "reformulação".

Embora este doublespeak possa originar uma descrição interessante, deixemo-lo de lado. Primeiro, porque Alex Zhang nasceu em Taiwan - a melhor China, tal como a Coreia do Sul é a melhor Coreia independentemente das image macros que por aí andem. Segundo, porque Badlands é um bom disco. Sim, existe o plágio óbvio aos Suicide e aos gritos desnorteados de Alan Vega. Sim, é uma "reformulação". Sim, tal como um produto chinês, é feito de forma simples e barata - recorrendo ao lo-fi para disfarçar aquilo que não se saiba fazer, e recorrendo ao noise para lhe dar o elemento de perigo que falta (não esquecer os inúmeros relatos de aparelhos chineses que explodem).

Não interessa: a razão pela qual se aprecia tanto esta tendência para o trash é a mesma pela qual as lojas dos trezentos têm tantos clientes. Não interessa que uma coisa seja barata e mal feita desde que dure o tempo suficiente. No caso de Badlands é notório que daqui por dois/três anos já ninguém se irá lembrar dele. Mas cumpre em 2011 o seu propósito, vinte e seis minutos de rock n´roll despreocupado e ruidoso. Ouça-se "Speedway King", esqueça-se que "Ghost Rider" existe. Ouça-se "A Hundred Highways", ignore-se que vai buscar um sample à segunda melhor banda de sempre. Ouça-se "Horses", "Sweet 17" ou "Lord Knows Best". Badlands é um disco que soa como se estivesse prestes a avariar-se, e é precisamente por isso que é bom. Quando já não tiver salvação compre-se outro. Haverá muito por onde escolher.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Dirty Beaches
ÚLTIMOS DISCOS
2 Chamadas Não Atendidas
2 Chamadas Não Atendidas
· POR Paulo Cecílio ·
'Tou sim?
ÚLTIMAS

Parceiros