ÚLTIMAS
Coisas que não se devem fazer
· 06 Abr 2011 · 20:19 ·


Certas músicas estão tão presentes no imaginário colectivo que deveria ser interdito o seu uso enquanto matéria prima. Aparentemente, a opção de samplar a "Lambada" até poderia funcionar enquanto homenagem a uma das melhores malhas de sempre (sem ironias), mas tendo em conta o modo como ela activa todos os pontos certos do coração/cérebro dedicados à nostalgia (dos primeiros beijos em festas de aniversário até aquele primeiro crush ou a desilusão consequente, "Lambada" serviu para tudo isso) esse descaramento acaba por se revelar tão inútil quanto pernicioso. Aquela melodia existe para ser daquele modo. Seria como roubar aqueles momentos parvos/encantados que são tão preciosos.

Talvez a catrefada de compositores (Bilal Hajji, Kinda Hamid, etc.) e os Red One (que produziram) não tenham tido bem a noção do impacto da "Lambada" na pré-adolescência de tanta gente quando decidiram fazer "On the Floor" para a Jennifer Lopez, mas ouvindo o resultado tudo se assemelha a uma gritante falta de respeito pela memória colectiva. Até porque "On the Floor" seria, por si só, uma canção absolutamente inútil, que o sampling torna ofensiva. Já se sabe que a tendência pós-David Guetta/Black Eyed Peas tem vindo a enformar quase todos os erros recentes da pop/r'n'b, e "On the Floor" é mais uma tentativa de capitalizar o sucesso da "When Love Takes Over" (que nem incomodava assim tanto) sem qualquer jeito. A temática incorre na glorificação da pista com recurso ao namedropping estupidificante de "Brasil, Morocco, London to Ibiza / Straight to LA, New York, Vegas to Africa" a tentar dar uma de comunhão que leva ao "La la la" mais obnóxio desde que o Bob Sinclair se aproveitou dos Sugarhill Gang para "La la song". E com aquela melodia tão, tão mal tratada, em fundo. A evitar a todo o custo.

Bruno Silva
celasdeathsquad@gmail.com

Parceiros