DISCOS
João Lobo
Nowruz
· 20 Mar 2017 · 12:26 ·
João Lobo
Nowruz
2017
Three:Four Records


Sítios oficiais:
- Three:Four Records
João Lobo
Nowruz
2017
Three:Four Records


Sítios oficiais:
- Three:Four Records
Lobo solitário.
Quando João Lobo chegou, viu e rapidamente convenceu o mundo do jazz: vimo-lo a acompanhar em palco o lendário Enrico Rava; integra o grupo Matéria Prima de Carlos Bica. Mas o baterista vai também a outras músicas: faz parte do quarteto transnacional Tetterapedequ, tem colaborado regularmente com o guitarrista Norberto Lobo, recentemente homenageou Moondog numa parceria com Filipe Melo, vem participando em múltiplos projectos. E foi o director musical do filme “John From”, que estreou nas salas portuguesas no ano passado.

Agora, Lobo apresenta uma proposta arriscadíssima: um solo de bateria. Se criar um solo de bateria interessante já não é fácil, lançar um disco inteiro apenas composto com percussão, torna-se uma tarefa muito mais complicada. O baterista assume o desafio a apresenta, pela editora suíça Three:Four Records, um disco que reúne um de conjunto de nove temas originais trabalhados a solo.

João Lobo atravessa diferentes ambientes ao longo do disco. Por vezes a música assume a forma de um ritual xamânico. “Tardigrado” é uma faixa em regime atmosférico, onde vão sendo acrescentadas camadas. Há uma homenagem a Tom Zé, dividida em duas partes: o quinto tema chama-se “Tom”, o sexto “Zé”; ambos percussão pura. Há uma homenagem a Oren Ambarchi (a faixa chama-se simplesmente “Oren”), um tema ambiental sujo, metalúrgico, emulando o homenageado.

Lobo serve-se de todas as peças do seu kit, por vezes soa como se estivessem a tocar dois ou três músicos em simultâneo. Não se ouvem apenas tarola e pratos, há toda uma exploração criativa dos vários elementos. E por vezes até se ouve a voz (em fundo). João Lobo pegou num desafio e concretizou-os sem receio. O resultado não será propriamente easy-listening, não temos aqui música de fácil absorção. Mas quem se interesse pela exploração musical e tenha curiosidade pela criatividade dos processos, encontrará neste disco um objecto profundamente recompensador.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / João Lobo