DISCOS
Aires
Aires EP
· 19 Jun 2014 · 09:58 ·
Aires
Aires EP
2014
Enough Records


Sítios oficiais:
- Aires
- Enough Records
Aires
Aires EP
2014
Enough Records


Sítios oficiais:
- Aires
- Enough Records
Música pânico-ambiente.
No enorme mar musical que a Internet tem atravessado torna-se bastante fácil ir perdendo propostas que acabam por ter um elevado interesse, seja porque se colocam outras à frente na lista (e todos nós teremos a nossa lista ou os nossos .rar por ouvir na pasta das transferências), seja porque as mesmas se escondem, deliberada ou acidentalmente, providenciando apenas uma tímida página no Bandcamp, no Soundcloud ou no Facebook. Tal poderia ser o caso do projecto Aires, não fosse este ter-nos enviado um e-mail há uns tempos atrás para que déssemos uma vista de olhos ao seu EP homónimo de estreia. E-mail esse que, convenhamos, também poderíamos ter ignorado...

Em boa altura o não fizemos. Aires é um trabalho exploratório de meia hora em que a música se apresenta como ruído, como field recordings, como resquícios de uma sessão shoegaze, como muitas outras coisas - mas nunca como um enorme aborrecimento, que parece ser apanágio de todos quantos se dedicam a produzir discos deste tipo hoje em dia. Música pânico-ambiente, saída não de um filme de terror mas de uma vida de terror, que enche completamente o espaço seja nos phones seja nas colunas (o que queremos a partir de agora é que seja ao vivo).

Se a primeira faixa, "Orgânico I - Vozes Sem Corpo" muito faz pelo negrume que aqui se encontra, os Neubauten compondo música para Nosferatu, "Monolítico" traz ao registo uma espécie de drone cósmico, que se vai desenrolando ao longo do tema e no qual é possível que nos percamos indefinidamente, ao passo que "Contraplacado" fecha o círculo nos píncaros da excitação (teclados, noise e alguém que andou certamente a ouvir black metal), um minuto depois do piano sob rosnar em "Isósceles" e oito minutos antes de querermos pôr termo à vida numa oferenda ao deus-noite. O EP, esse, pode ser ouvido e descarregado a partir daqui. Para fãs do lado menos feliz da música, Aires será um achado. E para os outros, também.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Aires