DISCOS
Madlib
Medicine Show no.1 - Before the Verdict
· 11 Mar 2010 · 01:49 ·
Madlib
Medicine Show no.1 - Before the Verdict
2010
Stones Throw / Flur


Sítios oficiais:
- Madlib
- Stones Throw
- Flur
Madlib
Medicine Show no.1 - Before the Verdict
2010
Stones Throw / Flur


Sítios oficiais:
- Madlib
- Stones Throw
- Flur
Para quê dourar a pílula quando o original é perfeito? Madlib volta a contar com Guilty Simpson numa mixtape intercalar, que serve só mesmo para medir o momento.
Ao assumir este ano o comando de uma série de doze discos, distribuídos por igual número de meses, Madlib procura não só certificar a produtividade que lhe é reconhecida, como também assegurar, de modo auto-suficiente, a dose mensal dos junkies ultimamente insatisfeitos com o hip-hop que se vende no quarteirão do lado. Entre outras funções, a série Medicine Show prescreve o desdobramento estético do Dr. Madlib como o melhor remédio (the real shit) para quem se dá mal com genéricos.

Para já, e antes que o show revele Madlib a colar as pontas dos mais secretos discos do Brasil (vol.2) e África (vol.3), o primeiro volume, Before the Verdict, encontra o produtor a rever o material gravado com o MC Guilty Simpson, em Ode to the Ghetto (2008), numa mixtape intercalar. Juntam-se remisturas pouco surpreendentes a alguns inéditos em estado bruto, sem excluir os inevitáveis excertos afectivos (sonoplastia urbana e apontamentos de humor porcalhão), e é assim que Madlib modera a espera até OJ Simpson, o álbum de corpo inteiro que, em breve, deverá oficializar a colaboração com Guilty Simpson.

Alheio à obrigação de ser tão polido e elaborado como os álbuns que une, Before the Verdict funciona muitas vezes como um playground semi-clandestino em que Madlib pode explorar as liberdades (e a leviandade?) da mixtape como bem entende. E esse é o único pretexto de que Madlib necessita para transformar os mais frontais momentos de Ode to the Ghetto (clássico por aclamar; um Ready to die 15 anos depois) em episódios virados do avesso pelo tratamento psicadélico de marca.

Tal como J Dilla (eterno irmão espiritual de Madlib) indicava no início do seu próprio Ruff Draft EP, este tipo de objecto rascunhado deve soar como straight from the ma'fuckin' cassette. Before the Verdict pactua, de facto, com esse mandamento do evangelho Dilla e funciona como documento espontâneo do momento Madlib / Simpson. Mas é só isso.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / Madlib