DISCOS
Alla Polacca
We’re Metal and Fire In the Pliers of Time
· 10 Nov 2008 · 12:14 ·
Alla Polacca
We’re Metal and Fire In the Pliers of Time
2008
Bor Land


Sítios oficiais:
- Alla Polacca
- Bor Land
Alla Polacca
We’re Metal and Fire In the Pliers of Time
2008
Bor Land


Sítios oficiais:
- Alla Polacca
- Bor Land
Falso rock que se assume como simulacro da própria essência. Bem bom.
Até onde mais se poderá esticar o rock? O rock, instituição fundamental na definição da cultura popular e da própria história do século XX, terá tomado consciência da possibilidade da sua própria morte quando os Tortoise e os GYBE! estilhaçaram definitivamente as suas premissas, nos já longínquos anos noventa. Contudo, há vozes que clamam que ele resistiu, que o rock continua por aí, apesar do aspecto moribundo.

O pós-rock, disciplina de fronteiras pouco definidas que desde os 90’s até aos dias de hoje (estamos em 2008 e o povo dos Estados Unidos da América acaba de eleger um afro-americano para governar o país), vem vivendo num prolongado contra-senso, anunciando aos quatro ventos a cada vez mais próxima morte do rock, mas vivendo à sua custa, qual sanguessuga. E o famoso “vai acima vai abaixo” e os “crescendos épicos“ são marcas registadas que passados alguns anos anos de repetida utilização acusam um desgaste inevitável, e da múltipla imitação resulta um produto que cada vez vai ficando mais desfasada da coisa verdadeira original.

É assim notável que uma banda portuguesa que tenha pegado em algumas das suas premissas tenha conseguido desenvolver uma música com uma marcada dose de individualidade. De facto esse lado pós-rock é apenas um ponto (o mais fácil) por onde se poderá pegar na música dos Alla Polacca. Mas há outros, porque esta música não se deixa limitar por referências, absorvendo várias ideias para as transformar em formas novas que vão definindo uma personalidade coerente.

A banda da Bor Land tem neste disco, depois de edições mais pequenas “Why Not You?” (2003), “Not the White P?” (2003) e Old & Alla (edição de autor, 2001), a sua obra mais consistente, um disco maduro e bem trabalhado. Longe estará o tempo da “procura de um som”, a sonoridade que a banda aqui apresenta tem objectivos e metas definidas, nota-se um trabalho seguro de planeamento, que se afasta de bandas cujo conceitos se baseia num processo menos estimulante (e mais preguiçoso) de “fazer meia dúzia de crescendos épicos e já está”.

Estamos em 2008 e o rock ainda não morreu, mas o pós-rock estará próximo dos seus últimos dias. Ironicamente, quem profetizava a morte acabará morrendo mais cedo. Os Alla Polacca não têm nada a ver com isto, porque fazem uma música com personalidade que não se deixa levar em ondas passageiras, e o que aqui ouvimos em “We’re Metal and Fire In the Pliers of Time” poderá ter um certo grau de intemporadidade – ou, pelo menos, poderá daqui a dez anos provocar audições entusiasmantes. Não será esse o propósito fundamental que está por detrás deste projecto, mas foi alcançado - não é coisa pouca e não é para todos.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Alla Polacca
Discos
’Not The White P’?
2003
Entrevistas
A hora da verdade
01 Dez 2008
Ao Vivo
Deerhoof / Alla Polacca
05 Jun 2006: Porto Rio, Porto
Noites Ritual Rock 2005
26-27 Ago 2005: Jardins do Palácio de Cristal, Porto
Alla Polacca
21 Mar 2004: Teatro Helena Sá e Costa, Porto
ÚLTIMOS DISCOS
Yves Tumor
Safe In The Hands of Love
· POR Rafael Santos ·
Um bicho-de-sete-cabeças.
ÚLTIMAS
AO VIVO
Midori Takada
Culturgest, Lisboa
26- Nov 2018
· POR Paulo Cecílio · 20 Nov 2018 · 23:28 ·
AO VIVO
Anna Calvi
Capitólio
20- Out 2018
· POR Paulo Cecílio · 20 Nov 2018 · 23:22 ·
AO VIVO
Semibreve Festival 2018
Braga
26-28 Nov 2018
· POR Paulo Cecílio · 20 Nov 2018 · 22:57 ·

Parceiros