DISCOS
Lawrence English
For Varying Degrees of Winter
· 16 Mar 2007 · 07:00 ·
Lawrence English
For Varying Degrees of Winter
2007
Baskaru


Sítios oficiais:
- Lawrence English
- Baskaru
Lawrence English
For Varying Degrees of Winter
2007
Baskaru


Sítios oficiais:
- Lawrence English
- Baskaru
Abaixo de zero, todas as temperaturas verificadas ao termómetro sonoro do esteta australiano são de elevadíssimo valor.
Foi necessário um título tão evidentemente revelador da sua relação com a oscilação da temperatura para que a discografia do compositor australiano Lawrence English merecesse uma reavaliação incidente nos seus aspectos mais sazonais e térmicos. Sendo isso prova de que uma obra em aberto se encontra, até ao seu encerramento, sempre sujeita a interpretações renovadas. Ainda que de modo camuflado, o vanguardismo hip-hop de Pandemic, assinado com o entretanto congelado nome de Object, já transpirava um sufocante calor urbano associável às grandes cidades industriais. Por sua vez, ps field recordings desérticos de Ghost Towns soavam áridos, Happiness Will Befall (diamante encomendado pela Crónica) deteriorava-se com a humidade dos países asiáticos e um mais recente Plateau, ao lado de Al Yamamoto, prenunciava o tema meteorológico com títulos como “A Moment’s Breeze” e “Trapped in Ice”. Não há muito mais a acrescentar ao que já revela o título de For Varying Degrees of Winter - é disco propício a ser conjugado com diversos cenários invernosos escalados em igual número de temperaturas abaixo de zero. Tão literal quanto isso e garantidamente apto a alimentar o conceito com a abrangência que promete.

Recue-se um pouco mais no percurso de Lawrence English e eis que outra pista surge como auxiliar na leitura acompanhada deste seu sétimo trabalho: a dupla compilação Melatonin, rampa da lançamento para a label Room 40 que o próprio gere, incluía, em 2002, uma série de considerações acerca da influência e infiltração do som no sono. Um longo sono resistente aos rigores múltiplos de um Inverno tem um nome exacto – hibernação. Ou seja, estado de entorpecimento mantido por um For Varying Degrees of Winter que preserva argumentos sonoros úteis à virtualização do período hibernal: espessos drones que alicerçam cinco minutos de maratona detalhada, vagas de ruído branco, detritos digitais que cobrem como fungos uma “Fleck” que, a certa altura, embacia gradualmente sons rotineiros de um jardim. Como que para contrariar um frio de fazer tilintar os dentes, aproximam-se até junto de Lawrence English os acrescentos criativos de Mike Cooper (que cede guitarra à trepidar brando da desoladora “Desert Road”), Janek Schaefer (imparável!) e Aki Onda (que, em “Unsettled Sleep”, contribui com tapes em modo de simulacro da intempérie que arranca camadas à superfície do iglu de abrigo).

Embora seja, até ver, o mais facilmente assimilável disco de uma Baskaru a que se conheciam complexos enigmas glich, For Varying Degrees of Winter refresca e desafia qualquer expectativa preconcebida que aguarde por novidades de Lawrence English. Até que este se decida a colocar termo à sua actividade, podemos vir a ser surpreendidos por trabalhos como este – uma espécie de The Desintegration Loops de William Basinski para assimilação solitária e melancólica do abominável homem das neves.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / Lawrence English
Discos
Ghost Towns
2004
Happiness Will Befall
2005
Kiri No Oto
2008
Entrevistas
Feliz, Mr. Lawrence?
26 Out 2005
ÚLTIMOS DISCOS
Amp
Entangled Time
· POR Paulo Cecílio ·
Tempo.
ÚLTIMAS

Parceiros