ÚLTIMAS
Choremos, irmãos! Ou não...
· 17 Mar 2010 · 12:49 ·
Em todo o caso, o momento é de alguma tristeza. James Murphy, líder, mentor, génio (e tudo o que de bom lhe quiserem chamar) da DFA, anunciou que os LCD Soundsystem, donos e senhores do fenómeno indie dance da última década, iam acabar. Em Maio virá o último disco, ainda sem título, terceiro de um projecto que se lançou em 2005 para ajudar a renovar alguns passinhos de dança.

A coisa tem a sua importância. Não só pela música em si, a excelência na produção e nos detalhes sonoros, mas pelas portas que abriu a outros projectos com cabeça, tronco e membros, sob a simples alçada da DFA. Se analisarmos este exemplo com algum pormenor, vemos que a caminhada não foi penosa nem demasiado longa até fazer com que o simples facto de uma banda ser lançada pela DFA nos enchesse de ar os pulmões. Deixa-nos ansiosos, sabemos que é realmente bom. Assim se criam preconceitos, graças à rotulação de uma marca que James Murphy e Tim Goldsworthy deram a conhecer ao mundo, a partir de Nova Iorque. Ficar-lhes-emos, relaxem, eternamente gratos por isso.

É igualmente por isso que o mundo não vai desabar em 2012 nem colapsar com o fim dos LCD Soundsystem. Se Murphy bater a bota, aí sim, vestiremos de branco - à semelhança do que fez com todos os seus companheiros na gravação deste (ainda) desintitulado disco. Em todo o caso, e após três toques ligeiros na madeira - que podia bem ser o mote para mais um dos malhões de Murphy, mas não passa de pura superstição - o homem está aí. A obra, que construiu ao longo destes anos com vários músicos de excelência, ficará a fazer-nos companhia para todo o sempre. Na pista de dança ou no quarto.

O momento é de alegria, afinal de contas. Novas experiências virão e aí só podemos saudar o fim dos LCD Soundsystem - dor nesta frase. Se os anos que passaram nos ajudaram a encontrar alguma certeza em James Murphy, homem meticuloso e de bom gosto, é que ele sabe o que faz. E é por isso que isto não vai custar assim tanto.

Simão Martins
simaopmartins@gmail.com

Parceiros