ÚLTIMAS
Primeiro som do M.A.R. ouve-se na Póvoa
· 22 Nov 2017 · 11:07 ·


O Movimento Artístico em Rede (M.A.R.) apresenta-se a 8 de dezembro no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, com oito concertos noite dentro a apresentarem o projeto de cooperação ibérico. Nesta primeira edição do projeto, os portugueses Fado Violado abrem o palco, pelas 18:00, antes da espanhola Ida Susal trazer “cumbia, reggae, ritmos cubanos, brasileiros, e ainda música popular das Canárias” numa auto-denominada ‘mestizaje de autor’. Os galegos Sumrrá, referências no jazz, passam por Portugal para dar a conhecer o quinto álbum de originais, lançado em 2016, antes do multi-instrumentalista Mû Mbana levar a Península para África. O compositor e poeta da Guiné-Bissau sobe ao palco pelas 21:00, antes dos galegos Guadi Galego, dos Berroguetto, e Davide Salvado, que apresenta “Lobos”.

Os transmontanos Galandum Galundaina trazem o cancioneiro de Miranda do Douro para a Póvoa, antes dos Forró Miór encerrarem o primeiro ‘cheirinho’ do M.A.R. com uma mescla entre forró, swing, samba, jazz latino e milonga, além de misturarem músicos de Portugal, Brasil, Argentina e Angola.

Os passes gerais custam 15 euros, enquanto um bilhete individual fica por 10 euros e dá direito a um concerto no Grande Auditório e todos no Café-Concerto e Sala de Ensaios do Cine-Teatro Garrett. O M.A.R. nasce da cooperação de cinco agências espanholas, uma portuguesa (Banzé) e ainda uma ‘infiltrada’ de Itália, que “tem como ADN potenciar as carreiras dos artistas envolvidos”, não só com concertos mas com outras ações “que resultem em exportação para outros pontos do globo”, apontou, citado em comunicado, o coordenador do M.A.R., José Costa, da Banzé.

Simão Freitas
spfreitas25@gmail.com

Parceiros