ÚLTIMAS
Rock, rock, Rock In Rio
· 18 Mai 2016 · 16:01 ·


Tudo a postos para nova edição do Rock In Rio em Lisboa, a sétima no total, novamente no Parque da Bela Vista, que entre amanhã e a próxima semana abrirá as portas a milhares de fãs de Bruce Springsteen e a meia-dúzia de fãs de METZ e Real Estate (porque estes não têm poder de compra nem pachorra suficientes para dar 69€ para ver uma única banda). E começámos por aí porque serão estes três, juntamente com quase uma mão-cheia de outros, os pratos principais de um festival que, mais que a música, promove o espectáculo. E não há absolutamente mal nenhum nisso; quase todos os festivais o fazem.

Mesmo assim, os carolas que lá vão pela música existem - nós, a respeitável equipa Bodyspace, somos um exemplo disso. Dessa forma, eis as nossas escolhas melómanas para a edição de 2016 do Rock In Rio-Lisboa, juntamente com aqueles concertos que não queremos *mesmo* perder porque 1) somos uns nostálgicos inveterados, 2) as actuações em questão poderão constituir um genial desastre - o que é fixe para rasgar forte e feio - e 3) são bandas que, provavelmente, trarão bastantes miúdas giras ao recinto, sempre bom de se ver. O Rock In Rio realiza-se a 19, 20, 27, 28 e 29 de Maio e os bilhetes diários custam 69€, mas há sempre a candonga.

Bruce Springsteen

De regresso à autoproclamada Cidade do Rock, Bruce Springsteen traz desta feita na bagagem o solene The River, reeditado o ano passado sob forma de compilação e o qual tocou na íntegra durante a etapa norte-americana desta sua nova digressão. Portugal não irá ouvi-lo dessa forma, mas do alinhamento farão certamente parte inúmeras das canções ali presentes, como "Ramrod" ou "Independence Day". Mas o maior atractivo de Springsteen é sem dúvida o facto de andar a corresponder aos pedidos das suas audiências, pelo que podem esperar que um certo idiota esteja amanhã no Rock In Rio com um cartaz a pedir-lhe para tocar a "State Trooper", porque é uma malha do caralho. E há sempre aquelas intemporais: "Born To Run", "Dancing In The Dark", "Thunder Road"...

The Sunflowers e Black Lips

Os primeiros são um pedaço de bom rock surgido via Porto nos últimos tempos; os segundos são uma merda sobrevalorizada, mas considerando o seu historial e reputação, pode sempre acontecer que desatem à pancada ou insultem as famílias que passam duas horas para andar na roda gigante. Mas voltemos aos primeiros, que tiveram a ideia peregrina - e genial - de editar o seu novo single numa caixa de pizza, de imediato relembrando-nos de que à hora que se escreve este texto são exactamente horas de almoçar e temos fome.

Boogarins

Já disseram deles que são os Tame Impala brasileiros, e a forma como fazem rock psicadélico coloca-os bem perto das fronteiras australianas, mas os Boogarins são mais que uma comparação: são autores de um disco assaz agradável no ano passado - Manual, cuja "Auchma" é uma belíssima canção -, são uma das vozes da tropicália do século XXI, e são a banda que demorou sete meses para nos responder a uma mão cheia de perguntas de caca. Na sexta-feira tiramos as teimas.

Sensible Soccers

Ainda que o nosso Né deva estar bastante deprimido com nova conquista do campeonato por clubes mais a sul, os Sensible Soccers aterrarão no Rock In Rio para espalhar a alegria da dança, que com o novo Villa Soledade é mais do que muita. O mote é o novo disco, mas quase de certeza que a Bela Vista ouvirá ao fundo, em loop, essa malha magnífica que é "Sofrendo Por Você", da mesma forma que abanará o pézinho e chorará por ela, por ele, ou por elx. Já agora, os Sensible que nos paguem finos que na zona de imprensa não há.

Hollywood Vampires

Só porque queremos dizer ao Johnny Depp que o adorámos no Fear And Loathing In Las Vegas.

METZ e Real Estate

Uns têm ainda a pancadaria bruta de II - mas concretamente, de "Acetate" - a tilintar nos nossos cérebros; outros podem não ser tão interessantes quanto as cantigas do senhor Matt Mondanile a solo circa Arcade Dynamics, mas de certeza que levarão o cheio a água limpa e a mojito até ao Rock In Rio, virtude da sua pop alternativa fofinha e romântica q.b.

Nightmares On Wax

É um dos nomes clássicos da Warp e providenciará aquilo que raramente se consegue fazer no Rock In Rio: relaxar, por via do chill out fuma-parpalhos que tem vindo a fazer há quase trinta anos. Para além disso, não será certamente mais chato que o Hudson Mohawke, que é um estranho caso de agora já todos gostam.

Maroon 5

Porque a "Moves Like Jagger" é alta malha e não temos vergonha de o admitir.

B Fachada

É Deus.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros