ÚLTIMAS
Rez Abbasi & Junction mandam a pureza às urtigas em Behind the Vibration
· 15 Abr 2016 · 11:44 ·


A pureza tem o condão de, quando mal aplicada, subtrair ao invés de acrescentar. Se as ideias que defendem a subtracção vingassem de vez, não teríamos Rez Abbasi e, muito menos, Behind the Vibration. Por partes. Rez Abbasi, americano-paquistanês, uma soma portanto, faz do jazz ganha-pão e da mistura de estilos e influências a sua arte.

Neste acrescento de sumo à vida, levou a sua música a conhecer o jazz sul-asiático do alto-saxofonista indo-paquistanês Rudresh Mahanthappa que, por sua vez, acomodou, nos seus largos aposentos, as vocalizações de um indo-tuareg Kiran Ahluwalia. Mais somas. Estas e um par de outras colaborações mais, resultaram no disco de jazz-rock clássico Intents and Purposes, lançado em 2015 sob a capa do seu quarteto acústico Rez Abbasi Acoustic Quartet’s (RAAQ). Não contente, Rez Abbasi lançou-se na procura de uma outra e mais somatória forma de dar vida às suas criações.

Aí, aparecem os Junction. Projecto “eléctrico” criado por Rez e que, dia 20 de Maio, dá à luz esta soma total chamada Behind the Vibration. Criatura que sobrevoa os campos do rock e do post-bop, Behind the Vibration é, de acordo com Rez, “a convergência de tudo aquilo que me interessa”, aqui incluindo os músicos, as influências e a tecnologia que os Junction trazem acopladas como a seguir explica: “Os músicos que escolhi, são suficientemente versáteis para levarem isto avante. Não são só as influências que fui colhendo até este ponto, é também o processo de misturar tudo com a tecnologia actual. Isto é música que só poderia ter acontecido agora”. Para primeira amostra deste Behind the Vibration, Rez Abbasi & Junction e o Bodyspace deixam-vos com “Self-Brewing”.

Fernando Gonçalves
f.guimaraesgoncalves@gmail.com

Parceiros