ÚLTIMAS
Favela Discos apresenta a sua festa de aniversário no Café Au Lait
· 18 Fev 2016 · 11:24 ·
© Inês Castanheira

A Favela Discos, uma editora de música electrónica e experimental e colectivo de artistas sediado no Porto, vai celebrar o seu aniversário com uma festa no Café Au Lait, nos dias 18 e 19 de Fevereiro. João Sarnadas, o Coelho Radioactivo e membro da Favela, apresenta ao Bodyspace e ao mundo a editora e a sua festa.

Como nasceu a Favela Discos?

A Favela Discos nasceu em Fevereiro de 2013 num prédio de três andares no Porto. Foi fundada no e pelos habitantes do segundo andar, David Ole, Nuno Oliveira e Tito Frito, com o intuito de criar a pior editora de sempre. No terceiro andar viviam João Sarnadas e Inês Castanheira, e no primeiro a Dora e os Punks, também membros da favela (os punks não, tirando o marroco que desapareceu). Entretanto deixamos de querer ter a pior editora de sempre.

Têm acolhido vários géneros diferentes. Qual a matriz que define a Favela Discos?

A matriz que define a Favela Discos é a "Free Taria" e o mote da editora é "IN TRUX WE PUX". Assim sendo temos criado música sem nenhum sentido em particular, mas disparando para várias áreas, sendo que a improvisação e a exploração electrónica e acústica são coisas que nos interessam. Também nos interessam a exploração física, metafísica, parafísica e a patafísica.

Têm vindo a promover uma residência no Café Au Lait. Como tem corrido essa experiência?

Acho que gratificante seria uma palavra foleira para transmitir a sensação correcta. Temos tido noites cheias de gente, também temos tido algumas com menos pessoas, mas o importante é que temos vindo a oferecer ao público um vasto género de coisas dentro de um género de música que não é óbvio. Tanto temos música electrónica, mais dançável ou mais ambiental, como neste mês tivemos e vamos ter Calhau! ou Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa. Também temos tido como que um ciclo de música improvisada dentro da residência, todos os meses tentamos convidar dois artistas para colaborar numa sessão de improviso, como é o caso do concerto de João Pais Filipe (HHY & The Macumbas) e Pedro Pestana (10 000 Russos). Na verdade o que importa não é as pessoas, é mesmo aquilo estar a acontecer. E estarem lá pessoas para ver.

Têm uma festa de aniversário planeada para os dias 18 e 19 de Fevereiro. O que vai acontecer nesta festa?

No primeiro dia vamos ter concerto dos grandes Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa, assim como um concerto especial do colectivo da Favela, a terminar um dj set partilhado pelos membros da editora. No dia seguinte, vamos ter o DJ JONY, o melhor autor de eurodance português, seguido do concerto de Vive Les Cônes, um duo francês que toca música electrónica em Casios manhosos, que irá colaborar com Moxila, que irá fornecer os vocais da actuação. Depois segue-se tecnada da velha, com Disco Transistor. Isto só no palco.

O que podemos esperar da Favela Discos para os próximos tempos?

Em primeiro lugar a Favela Discos tem o prazer de anunciar que irá voltar aos lançamentos, começando já na próxima semana com o disco de Guadalupe Fiasco, Lana Del Reino de Deus, um disco de colagens sonoras; seguindo-se o EP de MADA TREKU Learning Exercices On How To Move On. No que toca a concertos, para além da residência no Café Au Lait e de outros eventos futuros em que a Favela está a meter o bedelho, a 5 de Março o colectivo junta-se na festa "O JOÃO FAZ ANOS" para homenagear o mítico cantor José Pinhal, em "José Pinhal Post-Mortem Experience".
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros