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Sub Pop lança ténis com a Nike, aproxima cada vez mais o indie e o hip-hop
· 04 Set 2009 · 16:13 ·
No último fim-de-semana, os blogs, o Twitter, o Facebook, os SMS, os chats, e tudo e tudo e tudo uniram mais uma vez o mundo num tópico de conversa comum: o facto de Jay-Z ter assistido, ao lado de Beyoncé e Solange Knowles, a um concerto dos Grizzly Bear em Brooklyn. As fronteiras entre o mundo do hip-hop e do indie rock estavam mais uma vez quebradas. Não é algo recente, tenha-se em conta que o GZA tem uma malha (e um disco, parece) com os Black Lips, ou vá-se atrás no tempo e lembre-se Rivers Cuomo a citar Public Enemy e a dizer "homies" e "dissin'" em canções power pop dos Weezer. Isto na década de '90, em cujo início Seattle tinha subido ao palco do mundo com rock barulhento de gente de cabelo comprido, poucos banhos tomados e camisas de flanela.

Um dos grandes responsáveis desse protagonismo foi a editora Sub Pop, que continuou durante muitos e bons anos a lançar música de gente como os Mudhoney, os Tad, os Shins, os Rogue Wave, os Sebadoh, os Low, os No Age, os Fleet Foxes, os Comets on Fire, os Dntel, basicamente um quem é quem das bandas de que tu gostas e das bandas que odeias e até de alguns cómicos (David Cross e Flight of the Conchords, que juntam os dois mundos, vêm à cabeça). E agora são instrumentais na junção dos dois mundos. Ainda maior que Jay-Z ver Grizzly Bear, a Sub Pop lança ténis em conjunto com a Nike, um clássico do hip-hop. O desenho é baseado no Singles Club da Sub Pop, é uma edição limitada e está disponível no site da Sub Pop. E são feios, mas não se sabe quem venceria numa competição de fealdade: ou estes ou os Air Yeezy, os ténis de Kanye West.
Rodrigo Nogueira
rodrigo.nogueira@bodyspace.net

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