ÚLTIMAS
Todas as músicas do Doclisboa
· 14 Out 2011 · 10:05 ·


O Doclisboa, IX Festival Internacional de Cinema, está aí a chegar. E com o festival chega muita música, na forma de documentários, numa secção apropriadamente designada "Heart Beat". A directora do festival Anna Glogowski, que acumula o papel de programadora, respondeu-nos a algumas questões sobre as ligações entre o festival de cinema documental lisboeta e as suas músicas.



Qual o papel da música no Doclisboa?

A música ocupa um lugar de destaque no Doclisboa, já que há uma secção específica intitulada "Heart Beat" onde cada ano se reúnem filmes que celebram os géneros musicais, e a sua diversidade, os artistas mais emblemáticos que marcaram o mundo e a história da música, assim como o papel da música na sociedade contemporânea ou na história social. Ao mesmo tempo, respeitando esses critérios, a nossa selecção também toma em consideração a qualidade cinematográfica dos filmes. O assunto ou o tema musical não são suficientes para determinar uma escolha de filme.

Qual o critério que guiou a selecção dos filmes da secção "Heart Beat"?

A força e a qualidade dos filmes, a diversidade dos géneros musicais, a originalidade do assunto e a capacidade de revelação de algum elemento eventualmente desconhecido do grande público... E também a capacidade de gerar emoção num público que poderá vir a descobrir o género documental através do encontro com a música. Filmes ainda inéditos em Portugal, mesmo se não forem produzidos no ano em curso. Este ano decidimos também prestar homenagem a dois grandes nomes do cinema documental que contribuíram com o seu talento à historia do cinema documentário musical: Richard Leacock, director de fotografia do célebre Monterey Pop, que foi o primeiro festival de música rock de todos os tempos em 1967, reunindo nomes como Janis Joplin, Jimi Hendrix, Ravi Shankar, Otis Reding... e muitos mais. Richard Leacock faleceu em Março deste ano aos 89 anos. O outro homenageado é o brasileiro Thomaz Farkas, que filmou Pixinguinha em 1954, sem som e sonorizou em 2006, graças à tecnologia digital... Farkas faleceu também em Março deste ano.

Quais os principais destaques da secção "Heart Beat"?

A sessão de abertura com o filme do Scorsese, em duas partes, sobre o George Harrison: Living in the Material World; o filme de Mika Kaurismaki sobre Miriam Makeba, Mama Africa; um filme sobre o imenso pianista de jazz Michel Petrucciani, deficiente mas portador de uma energia de vida sem igual; assim como um passeio internacional pelo hip-hop e a sua importância política (Hip-Hop - Le Monde est à Vous)... e muitos outros.

Relembramos: o Doclisboa acontece de 20 a 30 de Outubro e a programação está toda ali no site oficial.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros