ÚLTIMAS
Quanto Cash haverá na arca?
· 10 Jan 2011 · 10:09 ·
The Man in Black faleceu em 2003; no ano passado foi lançado postumamente o álbum American VI: Ain't No Grave (resultado da sua última colaboração com o produtor Rick Rubin), mas o legado da sua carreira ímpar continua a dar frutos. Uma nova compilação de Johnny Cash chegará às lojas em Fevereiro deste ano. O álbum Bootlegs 2: From Memphis to Hollywood conta com demos inéditas e faixas que não entraram nos discos lançados no início de carreira do autor.

A tracklist definitiva ainda não foi revelada, mas já se sabe que o disco-duplo contará com 11 demos e 7 músicas não incluídas nos álbuns lançados enquanto Cash era artista da Sun Records. Também estarão incluídos singles não lançados em álbuns, lados B e extras elaborados durante o tempo em que integrou a Columbia Records - de 1958 a 1969.

A herança deixada pelo cantor norte-americano é tão rica que entre as nomeações para o Grammy de Melhor Vídeo do ano surge o projecto que deu vida à música "Ain't no Grave". The Jonhny Cash Project produziu um vídeo com o contributo de 250 mil fãs de Cash - cada um responsável por desenhar um frame. O realizador Chris Milk teve a ideia durante uma conferência em Portugal. A escolha da música veio depois: «Quando deixei Portugal, o meu objectivo era encontrar um artista, sem ter certezas sobre qual poderia ser», explicou. Acabou por encontrá-lo numa conversa com o produtor Rick Rubin - a trabalhar na edição de American VI mas sem ideias sobre como tratar a componente visual. «Quando ouvi a música soube que era perfeita», afirmou Chris Milk. O resultado da mega-colaboração é este patchwork digital.

Hugo Rocha Pereira
hrochapereira@bodyspace.net

Parceiros