ÚLTIMAS
18º Festival de Curtas de Vila do Conde dá muita música
· 24 Mai 2010 · 09:45 ·
A 18º edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, como sempre, preparou um cabaz recheado de interessantes filmes-concerto. A decorrer entre 3 e 11 de Julho, o festival apresenta, na secção “Remixed†(1), e em estreia absoluta o projecto Amália Remix, um espectáculo multimédia do colectivo português Dead Combo (de Tó Trips e Pedro Gonçalves) e do cineasta Bruno de Almeida (que assume a guitarra, manipulação de gira-discos e filme). Para quem já tem saudades de ver alguém tratar com decência o legado de Amália, o filme-concerto decorre a 10 de Julho, Sábado, 00:30, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Para além deste espectáculo multimédia, o 18º Curtas Vila do Conde apresenta mais três propostas na área musical. A 8 de Julho, Quinta, 00:30, decorre o filme-concerto dos portugueses Orelha Negra, numa encomenda do 18º Curtas Vila do Conde para a série de filmes antigos turísticos em super 8 Soundtracks For The City, compilados pelo realizador experimental inglês Ian Helliwelll a partir de gravações encontradas em mercados de rua e lojas de artigos em segunda mão.

A 9 de Junho, Sexta, 00:30, acontece a performance audiovisual com o Drumming - Grupo de Percussão, que interpretará ao vivo uma banda sonora para o documentário de animação em formato filme-concerto L’Encyclopédie: La vie des bêtes de François Sarhan.

A finalizar os destaques da programação musical do 18º Curtas Vila do Conde e inserido na secção infanto-juvenil do Festival, “Curtinhas†(2), decorre a 3 de Julho, Sábado, às 17h00, o filme-concerto realizado por alunos da Academia de Música S. Pio X, de Vila do Conde. Tudo para ouvir a banda sonora original concebida para os filmes The Electric House e One Week de Buster Keaton. Todos os filmes-concerto e sessões de cinema decorrem no Teatro Municipal de Vila do Conde.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros