Raparigas de bikini amarelo, óculos de sol, doo-wop, rapazes atrevidos, Ronnettes, praias, e acima de tudo diversão. Muita diversão. Como de depreende pelo tom descontraÃdo desta entrevista a Bethany Consentino (pejada de dudes e gargalhadas), a vida sorri na Costa Oeste. Depois das experiências xamãnicas em Pocahaunted e de um ano deprimente em Nova Iorque (motivado pelo percurso escolar), Bethany decide prestar homenagem à sua terra Natal e, na companhia de Bobb Bruno (habitual colaborador das Pocahaunted) fá-lo sob a forma destes Best Coast. Tendo em conta o crecente burburinho em torno das canções solarengas de 7†como When I'm With You ou Make You Mine, Bethany Consentino tem muitas razões para sorrir. 2010 será, decididamente o ano da Costa Oeste. Li algures que foste abordada por multinacionais quando eras adolescente. O que te fez recusar uma oferta, que se supõe, tão tentadora?
Eu sou a escritora principal. Escrevo as canções e gravo-as no meu computador. Posteriormente envio-as ao Bobb a dizer “bla bla quero que a canção soe desta maneiraâ€, para que ele construa algo sobre ela. O Bobb toca toda a bateria, guitarra solo e baixo em grande parte das gravações. Eu estou encarregue de escrever sobre rapazes, tocar guitarra ritmo e gravar 900 camadas de vozes. (risos)
É muito divertido. Vamos começar uma digressão e estou ansiosa. Tudo gira em torno da diversão. Ao final do dia, se não te estás a divertir não vale a pena.
Existem algumas comparações óbvias a fazer, mas quais são as principais influências para Best Coast?
Beach Boys, Beatles dos primódios, as girl groups do Phil Spector, as raparigas do Joe Meek, low rider oldies dos anos 50, doo-wop, Motown.
De certo modo, gosto muito dessa ideia das bandas dos anos 50 e 60 que editavam apenas em single, mas não foi propriamente essa razão para termos editado vários ao longo do ano passado. Principalmente, foi por causa das ofertas que tivemos da parte de amigos e pequenas editoras que decidimos editar esses 7â€. TÃnhamos já tantas canções gravadas que nos pareceu um óptimo meio. Os 7†são muito divertidos, de qualquer das formas. Acabámos de gravar o nosso álbum, por isso não vão ser apenas singles para sempre. (risos)
Pegando neste ponto, quais serão os vossos próximos lançamentos?