DISCOS
Animal Collective / Vashti Bunyan
Prospect Hummer EP
· 08 Jul 2005 · 08:00 ·
Animal Collective / Vashti Bunyan
Prospect Hummer EP
2005
Fat Cat / Flur


Sítios oficiais:
- Fat Cat
- Flur
Animal Collective / Vashti Bunyan
Prospect Hummer EP
2005
Fat Cat / Flur


Sítios oficiais:
- Fat Cat
- Flur
A vida melhorou substancialmente desde Sung Tongs: a relva deixou de ser simples relva, o nudismo tornou-se mais convidativo, os domingos passaram a ser dias suportáveis, a distância entre o premir de um botão e o paraíso ficou mais curta. O milagroso disco do Animal Collective subestima a importância de um percurso académico e suplica pela palma dos pés contra superfícies rugosas bem distantes de resorts turísticos. É o disco de romaria por excelência. No lugar de pólo oposto, Just Another Diamond Day - o tesouro folk recentemente resgatado à obscuridade que manteve Vashti Bunyan na penumbra em 1970 - não permite quilometragem à euforia, verga-se graciosamente como o bico de um cisne e faz com que a coroa da flor-de-lis suporte elefantes açucarados. Imagine-se agora que o Animal Collective convidou uma unha de Vashti Bunyan a arranhar o céu. A antítese desatou-se num nó silvestre e a levitação, ainda que por fugazes momentos, voltou-se a revelar a melhor das terapias.

Ocupou-se o destino de alinhar três cativantes vértices. Talvez por ter descoberto afinidades entre as partes que com ele colaboraram em ocasiões distintas, Kieran Hebden (aclamado sob a designação de Four Tet) ocupou-se do “arranjinho” ao servir de Cupido ao matrimónio poligâmico entre a mítica Vashti Bunyan e o Animal Collective. Revelou-se fortunosa a união e o daí resultante Prospect Hummer desvenda o que 15 minutos permitem. Quem dá o que tem, a mais não é obrigado, mas, por defeito, obriga a fome a procurar salvação nas vitaminas L e P.

Pela forma como resgata uma terceira via ao colidir mágico de um universo imensurável contra um outro microscópico, Prospect Hummer revela-se improvavelmente transitório. Dar de caras com uma bifurcação que serve de irrecusável atalho a duas dimensões encantadas quase soa a batota passível de penalização.

Ainda que o EP esteja destinado a ser catalogado na letra A, tudo isto se assemelharia a um terreno desflorestado não fosse a semente de Vashti Bunyan. O Animal Collective revela aqui a sua primeira dependência auto-infligida. A comprová-lo, a faixa inteiramente instrumental “Baleen Sample”, que mais parece ser um impureza extraída à essência de Sung Tongs. Soa a dispensável até num disco com quatro faixas. Contudo, o lapso de casting não eclipsa um pouco que seja a radiância das excelentes faixas restantes. “It’s You” é um aguaceiro dourado, que sublinha os membros do Animal Collective como engenhosos criadores de harmonias compreensíveis a médio prazo. A homónima “Prospect Hummer” dá a conhecer um interessante elo alternativo entre “Kids On Holiday” e “Mouth Wooed Her” (ambas peças-chave em Sung Tongs), e conta com um daqueles refrães “whoa whoa whoa whoa” que colocou Panda Bear e companheiros de ecossistema ao nível de fetiche preferencial do ano de 2004. “I Remember Learning How to Dive” vê a bicharada a obedecer ao método diminutivo da Princesa Vashti em função de recordações recuperadas a tardes de descobertas.

Prospect Hummer é um trailer legendado em Esperanto. O luto é sintoma de envelhecimento prematuro e o arrependimento uma assombração. Quando os ouvidos se encontram confortavelmente chamuscados e o odor da fogueira entranhado na roupa, nada mais há a perder e tudo a ganhar na adesão ao ritual a que esta brecha convida. O coelho branco permitiu um tempo limitado à decisão de Alice. Talvez seja por isso, e face à (confirmada) perspectiva de novos discos por parte das partes envolvidas, que Prospect Hummer soe a instante decisivo.

Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros