DISCOS
Delafex
Furnas EP
· 20 Mar 2019 · 14:15 ·
Delafex
Furnas EP
2019
Alienação


Sítios oficiais:
- Alienação
Delafex
Furnas EP
2019
Alienação


Sítios oficiais:
- Alienação
All for techno.
Na cratera de um vulcão adormecido, o techno, encontramos Furnas, o EP de estreia de Delafex. Sem ceder perante o facilitismo das BPMs, o que o jovem produtor nos apresenta é uma verdadeira viagem à sua caverna, conforme nos explica a nota de apresentação. Uma caverna onde cabe acid, ambient, samples cinematográficos e, claro está, a batida.

Ainda assim, o primeiro ponto de interesse em Furnas não é a batida e sim as melodias sintetizadas de "Manchas De Trovão", logo a abrir, a dar cor à grittiness do 4/4 antes de chegar o acid clássico; mais à frente, o tema-título deixa-se afogar em ritmo ao mesmo tempo que, ao longe, um eco neo-futurista vai aumentando progressivamente de volume, de forma fabulosa.

Tudo somado, o melhor deste EP é mesmo soar tão 90's - na medida em que essa foi uma década em que a música electrónica soava de facto ao futuro, em vez de ser apenas o presente. Furnas soa desmesuradamente ao futuro apesar de sabemos que já existe no tempo, ao tempo. Sem sequer ser nostálgico, mentiroso, ou anacrónico. Grande estreia.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros