DISCOS
Filho Da Mãe
Ãgua-M
· 22 Mai 2018 · 17:02 ·
Filho Da Mãe
Ãgua-M
2018
Lovers & Lollypops


Sítios oficiais:
- Filho Da Mãe
- Lovers & Lollypops
Filho Da Mãe
Ãgua-M
2018
Lovers & Lollypops


Sítios oficiais:
- Filho Da Mãe
- Lovers & Lollypops
Mestria.
Quando não há palavras, ficamo-nos pela imagética. Assim sendo: vemos, diante de nós, um imenso oceano repleto de histórias de pescadores, marinheiros, seres extraordinários e natureza implacável, o mesmo oceano que Filho Da Mãe terá visto, ao gravar Água-Má entre Lisboa e a Madeira; vemos um homem à procura da sua guitarra, e vice-versa, num diálogo constante que oscila entre o romance e a luta; vemos uma biografia, tudo o que fica do seu nascimento até hoje; e vemos ao longe Carlos Paredes, sem decidir ainda se a evocação da memória deste é um elogio à música de Filho Da Mãe ou um dissabor que lhe prestamos.

E porquê? Porque falar de Paredes é retirar mérito à capacidade criativa de Filho Da Mãe, colocando-o no mesmo saco onde se enfiam todos os espelhos. Nem Filho Da Mãe é O Mestre, nem quererá sê-Lo. Melhor; em Água-Má, a mesma que nos pica e rasga a pele, o guitarrista mostra querer ser, ele próprio, um Mestre de pleno direito. Como todos os grandes Mestres, soube dar-nos um disco onde não existe lanterna. Se quisermos desbravar o caminho de que ele nos fala, teremos de descobri-lo nós mesmos. Normalmente, são estes os melhores discos.

Há pistas, evidentemente: uma "Praia" solene, o ritmo festivo de "Nem Chuva, Nem Cães", a beatitude montando "Camelos Nas Levadas" ou a tensão que sai das cordas e dos drones de "Marraram As Ondas, Partiu-se O Pontão", feixe máximo em álbum onde a escuridão - isto é, o não saber onde Filho Da Mãe se encontra e para onde irá a seguir - impera. Uma ausência de conhecimento que faz de Filho Da Mãe verdadeiramente um Mestre, e de todos quantos o escutam seus alunos.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Filho Da Mãe