DISCOS
Spinifex
Amphibian Ardour
· 15 Jan 2018 · 11:43 ·
Spinifex
Amphibian Ardour
2017
Trytone


Sítios oficiais:
- Spinifex
- Trytone
Spinifex
Amphibian Ardour
2017
Trytone


Sítios oficiais:
- Spinifex
- Trytone
Jazz-rock abrasivo, do Ocidente ao Oriente.
O contrabaixista Gonçalo Almeida, português radicado na Holanda, teve um grande ano de 2017. Estreou o trio The Selva (com Ricardo Jacinto e Nuno Morão, disco homónimo na Clean Feed), editou o disco “Metamorphosis” (com o trio LAMA e o convidado Joachim Badenhorst) e o disco “The Attic” (em trio com Rodrigo Amado e Marco Franco, gravado ao vivo na SMUP) tem recebido especial atenção da crítica internacional.

Outro dos seus projectos, o grupo holandês Spinifex, teve também um disco editado neste ano profícuo. Neste grupo Almeida tem a companhia dos saxofonistas Tobias Klein e John Dikeman, do guitarrista Jasper Stadhouders e do baterista Philipp Moser. Este “Amphibian Ardour” foi gravado em Lisboa (Estúdio Namouche) e conta com um convidado adicional, o trompetista belga Bart Maris – membro de bandas como Fukkeduk, Kamikaze e Flat Earth Society e que participou em vários discos dos dEUS .

Neste disco os Spinifex praticam o seu típico jazz-rock abrasivo, entre riffs enérgicos e improvisação fogosa. O grupo interpreta cinco composições originais de Klein, duas de Almeida e três temas tradicionais oriundos do Médio Oriente. Desta combinação resulta uma música variada, interpretada com uma energia roqueira e imaginação ampla. Fechando um ano memorável, este é mais um projecto vencedor de Gonçalo Almeida, música de matriz zorniana que ultrapassa fronteiras.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
ÚLTIMOS DISCOS
We Sea
Basbaque
· POR Paulo Cecílio ·
Pasmo.
ÚLTIMAS

Parceiros