DISCOS
Chihei Hatakeyama
Mirage
· 16 Out 2017 · 17:50 ·
Chihei Hatakeyama
Mirage
2017
Room40


Sítios oficiais:
- Chihei Hatakeyama
- Room40
Chihei Hatakeyama
Mirage
2017
Room40


Sítios oficiais:
- Chihei Hatakeyama
- Room40
Um disco, uma refúgio.
“Music is liquid architecture; Architecture is frozen music”. A citação de Johann Wolfgang von Goethe não é usada ao calhas aqui – nem no texto de apresentação deste disco. É indesmentível; com o cinema e a arquitectura, a música tem desde há muito tempo uma relação íntima e preciosa.

O japonês Chihei Hatakeyama sabe isso perfeitamente. ENão espanta que Mirage tenha sido gravado ao longo de um período cinco anos: há neste disco uma noção e percepção de espaço e de tempo que se intensifica ao longo das suas nove apuradas e essenciais explorações.

Falamos de música ambient, claro está, de uma disciplina musical que tem uma relação privilegiada com a imagem. Inspirado por passeios nos labirintos dos bazares da Turquia, Mirage, é um disco com um som orgânico e transparente. Não é muito difícil o exercício de tentar perceber como foi construído.

Mirage é também um disco intensamente envolvente. O seu espaço, abundante em recursos naturais, funciona como uma espécie de casulo onde cada qual pode escolher fechar-se durante largos minutos. Até ser mais seguro voltar à superfície. Quem disse que os discos não podem ser um refúgio?
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Chihei Hatakeyama