DISCOS
Salto
Passeio das Virtudes
· 21 Abr 2016 · 22:23 ·
Salto
Passeio das Virtudes
2016
Edição de Autor


Sítios oficiais:
- Salto
Salto
Passeio das Virtudes
2016
Edição de Autor


Sítios oficiais:
- Salto
Um sensaborão passeio de virtudes.
Do Porto chegam os Salto e o seu Passeio das Virtudes. Virtudes ele, o álbum, tem-nas, mas em quantidade não suficiente para que se possa falar de um grande disco. Um passeio sim, mas numa tarde amena de Maio, não aquece nem arrefece.

Bem cuidado, bem composto e produzido, porém, no final das 12 faixas fica um travo a ausência. Ausências de referências, de marcas profundas, como os grandes álbuns nos deixam. Falta a vontade de o ouvir todo novamente, porque lá, como referi, encontramos um passeio, calmo, mas quase sensaborão.

A marca da electrónica a puxar para o dreamy e o pop/rock bem alinhado está lá, mas, aparte “Queimo as Mãos pelo Futuro”, “Lagostas”, “Uma de Cada Vez”, “Selva” e Selva Néon”, músicas que rompem o marasmo e nos dão a indicação de que, com um pouco mais de distorção e força nas guitarras e synth, e este Passeio das Virtudes poderia se transformar numa pérola do pop/rock nacional.

As restantes 7 faixas são esse marasmo. Não porque sejam horrendas, muito longe disso, mas porque não despertam nada, quase como se não lhes sentíssemos a falta se não as tivéssemos ouvido. Infelizmente é disso que se trata. Porém, há a registar que este Passeio das Virtudes tem, no meu entender, a capacidade para se metamorfosear quando tocado ao vivo. Aí, a força que lhe falta enquanto gravação poderá ser libertada e transformada em algo maior do que apenas um álbum que passa e não fica. Parece-me que os Saltos se merecem mais.
Fernando Gonçalves
f.guimaraesgoncalves@gmail.com

Parceiros