DISCOS
V/A
Soul Sok Séga
· 05 Abr 2016 · 11:50 ·
V/A
Soul Sok Séga
2016
Strut


Sítios oficiais:
- Strut
V/A
Soul Sok Séga
2016
Strut


Sítios oficiais:
- Strut
Seeeegaaaaa.
Situadas no Oceano Índico, a leste de Madagáscar, as Maurícias não serão certamente o primeiro país que nos vem à cabeça quando pensamos em África, e especialmente na sua música; antes das Maurícias há toda uma Nigéria, um Gana, uma África do Sul ou uma Marrocos repleta de tesouros mais ou menos escondidos. Muito menos, hoje em dia, e ainda bem. Agradeça-se à Internet o trabalho arqueológico que tem vindo a permitir, da parte de gandulos musicais saudosos pelas terras onde nunca estiveram, ou por entusiastas febris como Brian Shimkovitz (Awesome Tapes From Africa). O mundo continua longe, mas o som está cada vez mais perto...

...E é assim que nos embrenhamos por Soul Sok Séga, compilação que junta vários nomes da música das Maurícias, em torno de um género que, em 99% da população, traria à memória inúmeras tardes passadas em torno de uma televisão e uma consola de videojogos. Séga não é, aqui, a companhia responsável por um certo ouriço azul, mas sim a palavra francesa para a música, por excelência, do arquipélago. De origem escrava, o género foi encarado com pouca tolerância pela Igreja Católica, que não apreciava sobremaneira a sua associação com o sexo e o álcool... O que constitui um motivo excelente para lhe prestarmos o mínimo de atenção - afinal de contas, sexo e álcool são dois terços do rock n' roll.

E há aqui muito bom rock, claro. Ouça-se os primeiros segundos de "Soul Sock Séga", canção que dá o título à compilação, da autoria de um senhor que responde pelo nome de Ti L'Afrique. O wah-wah inicial vai, desde logo, fixar-se na parte mais recôndita do cérebro, mas é nos vocais JamesBrownianos que se encontra a magia da música - toda ela gravada nos anos 70, após terem chegado ao arquipélago as influências ocidentais necessárias para uma roupagem moderna do género. Séga, a música nacional das Maurícias, apresentada aqui enquanto um conjunto de bombons psicadélicos de comer e clamar por mais. Vamos deixar escapar essa oportunidade de visitar as ilhas, nem que seja só na nossa imaginação?

Claro que não. A Strut percebeu-o, e arriscou lançar esta compilação - tendo para isso a ajuda preciosa de dois DJs da ilha próxima de Reunião, os La Basse Tropicale. Do funk de "Mademoiselle", onde o nobre Jean Claude pede permissão à menina para... qualquer coisa, passando pela percussão de "Manuel Bitor" (e, se este título vos soa estranho, saibam que Portugal também deu uma perninha na construção das Maurícias - porra, fomos nós que as descobrimos) e seu refrão orelhudo, pelo bailinho de "La Vie En Badinage", o jazz de "L'Amour Artificiel" ou ainda "Pop Soul Séga", "Mo Mari Fini Allé" ou, ainda, saber que existe um artista nas Maurícias que responde pelo nome Ramone. Partamos à descoberta.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros