DISCOS
Boards of Canada
Tomorrow’s Harvest
· 24 Set 2013 · 23:49 ·
Boards of Canada
Tomorrow’s Harvest
2013
Warp


Sítios oficiais:
- Boards of Canada
- Warp
Boards of Canada
Tomorrow’s Harvest
2013
Warp


Sítios oficiais:
- Boards of Canada
- Warp
Um disco para sonhar acordado e viajar sem sair do mesmo sítio.
É no discorrer das primeiras linhas deste disco que se percebe que o tempo já correu em barda: entre Tomorrow’s Harvest e Music Has the Right to Children já passaram 15 anos. Tempo esse em que bandas vieram e outras se foram, mas durante o qual os Boards of Canada continuaram lá. Contas à parte, impõe-se a pergunta: quem são os Boards of Canada que chegam a 2013, oito anos depois do último lançamento?
 
Na sua essência continuam os mesmos. Na sua electrónica (ou IDM, se preferem rótulos) continuamos a deslindar os elementos que já eram só deles, nomeadamente as músicas em formato circular, produto óbvio de jams espaciais, e o escapismo sonoro. Um escapismo subtil, denso e melancólico – como que retirado a ferros de sonhos que evocam sentimentos maquinais e pouco humanos.
 
Mas ao mesmo tempo, os Boards of Canada estão diferentes. Isso nota-se essencialmente na narrativa aural que compõe o disco, que segue o seu caminho como uma película, cheia de imagens e paisagens. Mesmo à escuta mais incauta, este é o disco mais cinematográfico da dupla, numa espécie de disco de viagens, em viagens e para viagens. 
 
Para isso contribuíram também as captações de instrumentos analógicos. Ouça-se e sinta-se a bateria de "New Seed" que para além de textura, dá um compasso (deve ler-se enquadramento) lógico e temporal às pretensões de uma banda que olha para a frente como sendo o único caminho.
 
Este Tomorrow’s Harvest até podia ter sido lançado há 15 anos, e Music Has The Right To Children teria toda a legitimidade para se assumir como o magnum-opus se fosse lançado em 2013. Mas o que faz deste disco o melhor regresso do ano (desculpem My Bloody Valentine) é a beleza subtil e quase hipodérmica com que chama a atenção sobre si.
António M. Silva
ant.matos.silva@gmail.com
RELACIONADO / Boards of Canada