DISCOS
TV On The Radio
Nine Types Of Light
· 19 Jan 2012 · 20:29 ·
TV On The Radio
Nine Types Of Light
2011
Interscope


Sítios oficiais:
- TV On The Radio
- Interscope
TV On The Radio
Nine Types Of Light
2011
Interscope


Sítios oficiais:
- TV On The Radio
- Interscope
Como é que estes tipos ainda não se fartaram de dar novas formas ao rock?
Os TV On The Radio estão naquela categoria assim meio intocável que engloba os gajos que, mesmo com altos e baixos à mistura, gozam de um estatuto que ninguém ousa questionar. Aqui não mora o hype nem o overrated, tudo é o que devia ser, com uma boa dose de loucura incluída – e se assim não fosse, quem são vocês e o que fizeram aos gajos?

Nine Types Of Light, quinto longa-duração dos nova-iorquinos, funciona como um trem de aterragem. Não vamos ignorar que houve um Dear Science, discão, que em 2008 nos encheu as medidas e democratizou a banda, por assim dizer, perante o mundo. Até então os TVOTR passeavam-se por sonoridades mais dificilmente descodificáveis, Return To Cookie Mountain que o diga, mas tudo isso é obra do passado. Em 2011 decidiram, portanto, manter o registo de maior audibilidade, mas que não perdoa no que toca a certos requintes de identidade sonora: os ritmos descompassados, quase descompensados, e logo acolhidos pelo baixo certeiro e de peito cheio do já ido Gerard Smith, são ingredientes permanentemente à espreita, como em “Keep Your Heart” ou “Will Do”, malhão que a malta do FIFA12 decidiu incluir na banda sonora – aguardo e-mail da tropa do PES.

Ao quinto disco, os americanos de Brooklyn, os das mil e uma formações, influências e sonoridades, conseguem manter uma curiosa coesão com registos anteriores. Sem deslumbrarem, é certo, mas quem é que vai agora esquecer o quão já nos fizeram felizes?
Simão Martins
simaopmartins@gmail.com
RELACIONADO / TV On The Radio