DISCOS
V/A
Fünf - 5 Years Anniversary Compilation
· 20 Dez 2010 · 15:17 ·
V/A
Fünf - 5 Years Anniversary Compilation
2010
Ostgut Ton


Sítios oficiais:
- Ostgut Ton
V/A
Fünf - 5 Years Anniversary Compilation
2010
Ostgut Ton


Sítios oficiais:
- Ostgut Ton
Uma das melhores editoras do momento comemora 5 anos de vida e acaba o ano com o melhor que as paredes do Berghain têm para declamar.
Poderíamos ter apenas mais uma colectânea. Daquelas em que se empilham músicas para rentabilização do catalogo, tudo em nome da memória dos dias áureos em que um punhado de artistas esculpiram a personalidade da editora. Mas a ideia de Nick Hoppner, criador e coordenador da Ostgut Ton, editora oficial do clube germânico Berghain (e do seu primo Panorama Bar), passava, já há um ano, por um conceito que fosse além da mera compilação comemorativa. Foi então que conheceu Emika, produtora britânica a residir em Berlim, que lhe propôs uma captação dos sons diurnos do dia-a-dia do clube como forma de dar uma perspectiva alternativa à agitada vida nocturna. Daí à convocação dos nomes que erguem o catálogo da Ostgut Ton, o convite à produção de temas a partir dos sons gerais dos edifícios captados por Emika até à edição deste Fünf no final deste ano foi uma rapidinha que, no mínimo, foi esgalhada com aquela proficiência capaz de soltar do melómano mais sisudo um genuíno sorriso de satisfação.

Fünf é mais que uma celebração de um aniversário, é celebração da vitalidade do techno e do house que é produzido actualmente. Neste caso muito especifico o som de Berlim que, há muito, é conotado com uma certa crueza na produção, pouco dada a artifícios inúteis que ainda tem nas diversas variantes do som minimal e dub da Basic Channel uma referência quase espiritual. Um som industrial, por vezes denso, obstinado e soturno; as poucas margens deixadas ao desenvolvimento de corais melódicos focando-se em micro-manipulações sonoras ou a obsessão por longas divagações rítmicas, baixos portentosos, impurezas dubstep ou reminiscências trance vão igualmente marcando as características de um som que tem a pista de dança como o sagrado centro do universo.

Mais que um catálogo onde desfila gente de renome e outros em busca do seu espaço, Fünf é o reflexo de uma tendência que já deixou de o ser. A própria Ostgut é hoje mais que a soma das suas partes, é um corpo presente, um referencial, um espaço de partilha de ideias, um lugarejo dado às artes da experimentação sonora, no fundo é Berlim no seu melhor. Inventa-se alguma coisa nova na música? Provavelmente não. Mas também já não interessa viver-se obstinado com a invenção da roda, quando se está, isso sim, interessado na rodagem completa para edificação uma identidade, um carácter. E é nisso que a Ostgut Ton acerta. Fünf - 5 Years Anniversary Compilation distingue-se pela variedade estilística de cada um dos presentes, mas no seu todo mantém um fio condutor que até permite que os momentos criativamente mais fracos passem o teste da paciência com o mínimo de distinção.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros