DISCOS
Apse
Climb Up
· 09 Dez 2009 · 09:52 ·
Apse
Climb Up
2009
ATPr / Flur


Sítios oficiais:
- Apse
- ATPr
- Flur
Apse
Climb Up
2009
ATPr / Flur


Sítios oficiais:
- Apse
- ATPr
- Flur
É oficial: o mundo passa bem sem mais um disco pomposo na mistura de velhos tiques do Canadá e Brooklyn.
O fim do mundo dificilmente acontecerá num disco de Apse. Eles bem tentam, mas os entraves nem sequer são de agora. Isto porque, na tentativa de adensar o drama e a sombra da canção, os Apse acabam geralmente por ser demasiado esforçados, e muitas vezes contra si próprios. Deixando cair o pós, que vinha agarrado ao rock de Spirit, Climp Up proporciona uma frustrante digressão por tudo aquilo que rasga tímpano sem nunca fazê-lo com aparente finalidade.

Há batucada infernal contestada por pianos discretos. Progressividade balofa e muita música para trailers de desgraça imensa. Só falta mesmo equilíbrio e critério para sustentar tudo isto. Por conseguinte, o nome Apse soa cada vez mais a “lapso”. O título podia até sugerir um disco com um sentido crescente, mas tanto faz escutar Climb Up respeitando a sua ordem como aleatoriamente. O efeito é o mesmo.

A gravidade vai além disso. Em tempo recorde de quinze minutos, Climb Up falha na ignição de todos os pretextos possíveis e, a partir daí, abandona-nos numa caça aos gambuzinos que em tudo recorda as experiências de desgaste vividas com os últimos discos de Mars Volta (banda à espreita em “Lie”). Não vale chicotear o pós-punk, como acontece em “3.1”, depois dos Indian Jewelry já o terem feito de modo muito mais convincente e vezes sem conta. Ou seja, pior que a desorientação de Climb Up é o peso derivativo daquilo em que é tangencialmente bom.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / Apse