DISCOS
Gotan Project
La Revancha del Tango
· 09 Mar 2003 · 08:00 ·
Gotan Project
La Revancha del Tango
2001
Ya Basta


Sítios oficiais:
- Gotan Project
Gotan Project
La Revancha del Tango
2001
Ya Basta


Sítios oficiais:
- Gotan Project
Fechem os olhos! Saboreiem as subtilezas de uma musica antiga vinda de Buenos Aires, retocada pela estética europeia que a rejuvenesce fazendo o tango não soar a tango...Abram os olhos! Está lá o bandoneon e toca “Vuelvo al Sur”!!! Mas essa música é do mestre Astor Piazzolla! Pois é verdade, este álbum relembra o passado, traz-nos as suas tradições envoltas numa maturidade estética que não desvirtua nem desrespeita a essência do Tango, mas sim coloca-o de novo na boca do mundo e só pela coragem desta tentativa, o trio franco-argentino-suiço já merece uma menção honrosa.

Mas a grande diferença deste colectivo é a forma como utiliza o pulsar electrónico, reorganiza o tempo e o espaço, conseguindo compor magnificas canções de caracter quer sombrio ou romântico, em que são visíveis inspirações do hip-hop e do dub, não tentando a uniformização mas sim a exploração de uma linguagem antiga e de salientar todo o seu virtuosismo, invertendo uma tendência já generalizada nas novas abordagens do jazz ou mesmo nas muito comuns “brazilificações”.

É uma ideia simples evidentemente, mas carregada de originalidade, virtuosismo e que carrega consigo um leque enorme de ideias...É música com um forte sentido visual também (e desde já saliento que esse facto não passou despercebido aos Gotan Project, que melhoraram imenso a sua prestação ao vivo de Dezembro de 2001 até nos visitarem pela sua vez em Abril de 2002), aliás é para ser consumido a corpo inteiro e utilizar todos os sentidos do nosso corpo. Mágico e onírico talvez...que nos transporta para lugares exóticos e deliciosos numa música que pode ser também interventiva (repare-se no título “Queremos Paz” e relembre-se a situação política e social vivida na Argentina recentemente).

Apenas me surge uma questão para onde vão evoluir os Gotan Project? Numa entrevista ao Público (19 Abril 2002) dizia Phillipe Choen Solal: “Definimos uma sonoridade, por isso vamos voltar a trabalhar com ritmos da Argentina, mas de uma forma diferente.” Existe um véu sobre o futuro mas tal como no concerto este acabar por cair, dando origem a um dos momentos mais belos da prestação ao vivo, resta saber esperar e viver intensamente até lá...
Miguel Marques
RELACIONADO / Gotan Project