bodyspace.net


Grabba Grabba Tape / This Moment In Black History
Siroco, Madrid
16/09/2006


São de Madrid mas dizem vir do maravilhoso Mundo de OZ, algo que fará perfeito sentido mal se observam as fatiotas com que GROS-OH!-VOT e LOL-OH!-VOT sobem ao palco. Algo como dois morangos peludos, coelhos ou até ursos de peluche, dependendo da perspectiva e imaginação de cada um. O certo é que estão mascarados da cabeça aos pés. Um nos teclados e o outro na bateria. Começam e acabam uma canção em menos de um minuto – poucas chegam a passar dos dois minutos. São os Grabba Grabba Tape, formaram-se em 2004 e são das bandas mais surpreendentes que se pode encontrar na Espanha. Lembram os DEVO e os Daft Punk, são punks de teclados, usam vocoder. É tudo bastante rápido e caótico. Fazem uma versão dos Metallica em menos de um minuto e a seguir fazem disco para pistas de dança apressadas: “Dr. Groxtronic & Lil Kül Lol” chegou com batidas programadas, dance music robótica chunga e coreografias chungas no palco e no meio do público. Algo de indescritível e que deixou o público, sempre muito bem disposto, a fazer contas à vida. E o vocoder, sempre o vocoder. Este é um dos temas que fazem parte do disco a ser lançado no próximo dia 26 deste mês pela Simple Social Graces e que se intitula Kurt Kobaya y G.R.O.X. Man Odia Nirvana!.

Grabba Grabba Tape © Angela Costa

Além de música o concerto dos Grabba Grabba Tape foi forte em entretenimento. A troca de piropos entre os dois músicos em palco é constante, portam-se por vezes como homens das cavernas, bebem pelas máscaras e molham-se todos, discutem constantemente em relação ao tempo de entrada de cada canção: montam um espectáculo ali mesmo. Dedicam canções, metem-se com o público da primeira fila, entretêm. Em ultima análise são uma espécie de Lightning Bolt versão algodão doce, confetis e cores. Fossem os Teletubbies assumidamente punk e era alguma canção dos Grabba Grabba Tape a abrir o programa de TV produzido pela BBC para crianças de 1 a 3 anos. Ah, o baterista dos Grabba Grabba Tape acabou o concerto a distribuir indiscriminadamente abraços pelo público.

Mas os Grabba Grabba Tape não eram a única banda da noite. De Ohio apresentavam-se em palco os This Moment in Black History, Punk hardcore com laivos de comédia. De facto o lado mais humorista dos This Moment in Black History começou logo antes de qualquer canção e continuou quase sempre entre cada tema (o facto da banda se dividir entre dois brancos e dois negros foi sempre motivo de conversa entre os quatro músicos). A julgar pelo nome da banda e por algumas tiradas durante o concerto, estes norte-americanos são senhores de consciência politica. O vocalista (também teclista) começou betinho de camisinha branca e óculos mas pouco depois apunkalhou-se decididamente e começou a investir com alguma insistência no público, causando o caos. Microfones deixados para trás, público com algumas leves lesões.

This Moment in Black History © Angela Costa

Chegavam a Madrid depois de terem tocado em Oviedo e praticamente no inicio de uma digressão que durará até perto de finais de Outubro, altura em que será editado It Takes A Nation (Of Assholes To Hold Us Back), pela Cold Sweat Records. Aproveitando uma pausa entre temas, o mesmo vocalista tresloucado confessava que ia aproveitar o domingo de folga em Madrid para visitar o Prado. Aproveitou outra para fazer referência aos This Moment in Black History e ao facto de serem provenientes da América pobre, mas mesmo assim da América.

Raiva. Apesar do vocalista se apresentar com um teclado o protagonismo foi mesmo para a guitarra e para o baixo, criadores do corpo das canções. Mas foi sempre na figura do vocalista que recaíram mais atenções visuais. Foi ele que transportou fisicamente a força dos This Moment in Black History directamente para o público. Mais na primeira parte do concerto do que na segunda e ultima, os norte-americanos foram muito bem capazes de expor as suas ideias e canções. Mensagem recebida e entendida. Ainda há quem o faça com sucesso.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
16/09/2006