bodyspace.net


Ermo / Sensible Soccers
Musicbox, Lisboa
07-/12/2013


Antes de falarmos das bandas falemos dos génios criativos que por vezes as acompanham. Falemos de pessoas como o João Pedro Fonseca, que ameaçou matar-me caso eu não escrevesse sobre ele (e sobre o facto de estar a dar tudo nesta bonita noite de Dezembro, no Musicbox), e que é o ilustrador que deu ao mundo a capa do disco de estreia dos Ermo. Não se acanhem de o pesquisar no Facebook e começar a dar-lhe o amor e carinho de que ele naturalmente necessita e merece.

Voltando à música, eis os Ermo, que não se contentam em ter disco já feito, preparam já lançamentos futuros, tendo apresentado não só as canções que compõem Vem Por Aqui mas igualmente temas novos, um deles o último que tocaram, que parece ser de homenagem a Cedofeita mas com certeza haverá ali qualquer coisa por detrás, como o há em tudo no duo. Duo esse que não dá concertos, mas verdadeiras performances artísticas onde o som, a poesia e a dança se conjugam naquela figura que esta noite fez vinte e um anos - António Costa, claro. Quarenta minutos marcados pelo negrume, por "Pangloss" e pelos infelizes problemas de som.

Quanto aos Sensible Soccers dispensam já apresentações. Quer dizer, podem continuar a apresentar discos novos, tal como o fizeram, que nós não nos queixamos absolutamente nada. O quarteto andou pelos trilhos não só do novo registo a sair no próximo Fevereiro (mas que pode ser já adquirido em cassete) mas também por clássicos "antigos" como "Eurobonds" e clássicos instantâneos como "Sofrendo Por Você", dez minutos de magia a fechar a noite antes de um encore a pedido e repetido. Enormes, evidentemente. Gostaria de ter algo mais para dizer mas ainda estou siderado. Ou preguiçoso. Vai dar ao mesmo.

Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
09/12/2013