bodyspace.net


These New Puritans / Erica Buettner
Hard Club, Porto
26-/11/2013


A chegada ao Hard Club foi um tudo ou nada desoladora. Deviam ser umas 50 pessoas aquelas que se aproximavam do palco para ver aquilo que a norte-americana residente em Portugal Erica Buettner sabe fazer melhor (pelo menos quando sobe a um palco): mostrar canções de fino recorte melódico, plenas de interesse e beleza melancólica. Em cerca de meia hora de felizes encontros com a música folk lembrou-nos porque é que se torna tão obrigatória a chegada de um próximo disco. Que não demore muito.

Com o fim do seu concerto lembramo-nos todos de outra coisa: onde anda o público? É certo que os These New Puritans não fizeram propriamente a jogada popular com o novo disco, o fabuloso Fields of Reeds; mas também é certo que havia dois discos para trás, algumas visitas a Portugal bem sucedidas em termos de público no passado e até Elisa Rodrigues na estreia com a banda no seu país. Mas nada disso valeu. Quando os britânicos subiram a palco não deviam estar mais de 100 pessoas na sala principal do Hard Club (corrijam-me se estiver enganado).

Com 100 ou 1000 pessoas, os These New Puritans fizeram aquilo que se pedia – e até mais. Provaram que a transformação conseguida com Fields of Reeds, em que a música pop se mistura na perfeição com a música erudita, resulta inteiramente ao vivo. Mostraram que o risco compensa. E foram gloriosamente eficazes na transposição de um disco que podia perfeitamente ter perdido o seu impacto em cima de um palco. Temas como “V (Island Song)”, “Fragment Two” ou a fabulosa “Organ Eternal” não perderam nem um centímetro da intensidade registada em disco.

Jack Barnett é uma espécie de maestro de tudo o que se passa em palco; da ligação com os metais, essenciais na recriação de Fields of Reeds, da supervisão de todos os elementos, do feliz casamento vocal com Elisa Rodrigues, cujo papel ao vivo é ainda mais importante – e significativo – do que em disco. O regresso a discos anteriores revela-se sempre feliz mas é quando os These New Puritans visitam Fields of Reeds - e fizeram-no muitas vezes – que se confirma a urgência e vitalidade da sua música. Não foram muitas as testemunhas mas nem isso impediu que os britânicos assinassem um concerto memorável.

André Gomes
andregomes@bodyspace.net
28/11/2013