bodyspace.net


Thee Silver Mt. Zion Memorial Orchestra & Tra-La-La Band
Galeria ZDB, Lisboa
30/10/2008


Lift Your Skinny Fists Like Antennas To Heaven foi um disco que marcou definitivamente uma geração. Nesse magnífico tratado os outrora designados Godspeed You Black Emperor! (entretanto o ! mudou de lugar) mostravam ao mundo que o rock tal como o conhecíamos entrava em estado comatoso. Poderemos agora entender esse disco como uma pública extrema-unção, uma grandiosa despedida quase imbuída de religiosidade, que reencaminhou alguns dos fiéis para um novo culto. Os Mt. Zion, derivação que mantém na essência o espírito gybe!ano, vêm prolongando até aos dias de hoje essa crença espiritual sob a forma de guitarras ambiciosas, cordas reluzentes e extraordinária negritude.

Na Galeria ZDB o concerto alcançou a previsível dimensão épica. Efrim Menuck é o sábio agitador que conduz o rebanho em direcção à inevitável tempestade sónica. Essa caminhada não é feita, no entanto, por um caminho claro e aberto. O guitarrista/vocalista conduz a banda e discípulos (e foram muitos, a lotação do aquário da Rua da Barroca estava no limite) por entre uma floresta de trevas, impondo durante essa longa caminhada um sentimento de inquietante perturbação sobre o rebanho seguidor.

A exponenciar a evolução sonora de cada tema, os violinos de Jessica Moss e Sophie Trudeau entrelaçavam-se no som que ia ganhando cada vez mais estrutura à medida que a bateria se transformava em paredão rítmico. E foi nesses momentos de frenética elevação que a música alcançou o seu pico, culminando num alto grau de partilha, evidente na forma como o conjunto de cabeças se pôs a abanar de modo uniforme – talvez seja aqui que faça sentido falar na dimensão religiosa desta música.

De “13 Blues for Thirteen Moons” (tema escolhido para a abertura, do disco homónimo deste ano) até “There Is a Light” (o final luminoso), a banda confirmou que na transposição dos discos para o “ao vivo” a música não fica a perder. Pelo meio da música, nas introduções aos temas, Menuck revelou um extraordinário talento para a stand-up comedy – já estava na altura de se criar uma petição “Efrim Menuck no Saturday Night Live, já!”. Desta vez o som da ZDB esteve em bom nível, ou seja, à altura da ocasião, e a banda voltou ainda para um encore - “Microphones In the Trees”, despedida que os crentes terão entendido na forma de comunhão.

Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
02/11/2008