Vivo no Rio de Janeiro há sete anos. Quando me mudei para cá, logo cedo, compreendi que o maior património daqui era o morador: o Carioca. Ele é o “termómetro” mais incrível para se compreender e viver o Rio em sua plenitude. Aqui, todo mundo gosta de falar muito mal da cidade e dos seus, no entanto, será ele próprio o maior defensor disso tudo. Uma saudável dicotomia. Com o tempo, todo turista pega o jeito e passa a usar esse mesmo discurso. Vira uma espécie de código secreto para a boa convivência de todos. Daí, tendo em perspectiva essa noção, aos poucos vão surgindo os arquétipos bem típicos de cariocas. E é aí que você começa a achar os lugares mais legais da cidade para se estar.
O Baixo Botafogo: Grande parte da cena indie do Rio de Janeiro se encontra nos bares e “inferninhos” da região baixa do bairro de Botafogo, na Zona Sul carioca. A turma sempre vai reclamar, dizer que os bares são péssimos, o atendimento é terrível, a região também, no entanto, é lá que a noite todo mundo se encontra para beber, conversar, dançar... O maior “point” da região é a Comuna (Rua Sorocaba, 585), uma espécie de espaço cultural que reúne uma galeria de artes, um lounge/ boate, uma pequena sala de shows, uma lojinha de moda/ design e um restaurante com o melhor hambúrguer gourmet da cidade. Como o lugar não é muito grande e sempre fica bastante cheio, o público fica na porta conversando e bebendo um drink. Do outro lado da rua, fica o Alfa Bar - o típico boteco carioca. E é lá que se pode beber uma cerveja, com mesa na calçada, madrugada a fora e comer um típico PF (refeições básicas como bife, arroz, feijão, farofa e batata frita). Tipicamente carioca: Comuna e Alfa Bar.
Outros locais para ver concertos: Solar de Botafogo (R. Gen. Polidoro, 180 - Botafogo), Circo Voador (Rua Arcos - Lapa, Rio de Janeiro), Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema), Audio Rebel (R. Visconde de Silva, 55 - Botafogo), Espaço Cultural Sérgio Porto (Rua Humaitá, 163), Imperator (R. Dias da Cruz, 170 - Meier), Vivo Rio (Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo), Teatro Odisséia (Av. Mem de Sá, 66 - Lapa), Clube Democráticos (Rua Riachuelo, 91 - Lapa), Rio Scenarium (R. do Lavradio, 20 - Centro).