S贸nar Galicia
EXPOCoru帽a, Corunha
19 Jun 2010
O S贸nar este ano descentralizou-se. Abra莽ou a Galiza, tratou de se acontecer tamb茅m na Corunha e os amantes da electr贸nica a norte de Portugal 鈥 e n茫o s贸 - fizeram excurs茫o. E n茫o foi s贸 o p煤blico; o S贸nar Galicia abra莽ou dois nomes da electr贸nica fresquinha portuguesa: os Octa Push e Labrador + P.MA (destes tivemos a sensa莽茫o que deixaram marcas na segunda noite do festival). O Sonar com sotaque galego, esp茅cie de vers茫o reduzida do imenso cartaz de Barcelona, no seu 煤ltimo cap铆tulo (ei, o tempo n茫o d谩 para tudo), mostrava uma noite forte nas propostas, e bastante ecl茅tica na amplitude sonora.

漏 Angela Costa

Flying Lotus era o primeiro nome que despertava aten莽茫o no s谩bado e de forma bastante justificada. Perceber como o excitante Cosmogramma funcionava trazido a palco funcionava como estimulante para saltar mais cedo fora das maravilhas gastron贸micas galegas que a Corunha tem para oferecer. L谩 dentro as maravilhas n茫o-gastron贸micas eram tamb茅m de forte peso: Steven Ellison 茅 senhor que trata estas coisas da m煤sica electr贸nica pelos cornos, no S贸nar enfiou hip-hop, videojogos e outras iguarias num saco e tirou de l谩 prendas. A complexidade das suas explora莽玫es resultou brilhantemente sobretudo quando apoiadas por batidas convincentes. A fechar, a chegada surpresa de Joy Orbison marcou pontos extra, num dueto em que se aproveitou a for莽a de 鈥淚dioteque鈥 dos Radiohead e o dubstep de Burial para fazer estragos.

Blixa Bargeld 漏 Angela Costa

Mudando de cen谩rio, num audit贸rio algo curto para tantos interessados, Blixa Bargeld e Alva Noto preparavam-se para cozinhar uma das actua莽玫es mais intensas que a 煤ltima noite [110111111101101-10-01110100] do festival reservava. Num duelo entre uma voz e m谩quinas, ganhou o experimentalismo e a aud谩cia (que, espantem-se, levou muita gente [110111111101101-10-01110100] a sair da sala a meio do concerto). A voz de Blixa era o in铆cio de tudo (mesmo quando n茫o iniciava as explora莽玫es); ora infinitamente aguda (impressionante a sua capacidade vocal), ora seriamente grave, em tom spoken word assustador, foi dando a Alva [110111111101101-10-01110100] Noto, outro senhor, as bases para este explorar [110111111101101-10-01110100] territ贸rio; ora aplicando 脿 voz do senhor Einst眉rzende Neubauten a regra dos 3 rs (reduzir, reutilizar e reciclar), ora distribuindo um manjar electr贸nico [110111111101101-10-01110100] sempre adequado 脿 ocasi茫o. Deixou especialmente marca a capacidade de, mesmo explorando territ贸rios agressivos, Blixa Bargeld e Alva Noto serem capazes de produzir m煤sica t茫o mel贸dica e bela. A nota n茫o podia deixar de ser alt铆ssima.

Delorean 漏 Angela Costa

Deu para apanhar um bocadinho dos Octa Push, mesmo em final de actua莽茫o, 脿 volta com o legado dos Buraka Som Sistema e outras del铆cias sonoras. A coisa promete mesmo 鈥 ir longe. Quem j谩 esteve um tudo ou nada longe de ser assim t茫o excitante e agora ficou mais perto, s茫o os Delorean, que quiseram reinventar-se com este novo Subiza. Ao vivo urgia perceber se o que conseguiram registar neste novo disco era t茫o entusiasmante como uma boa parte das can莽玫es do mesmo; e, surpresa das surpresas, at茅 茅 mesmo. Can莽玫es como 鈥淪tay Close鈥 e 鈥淩eal Love鈥 reinventam o Ver茫o ao som de um tropicalismo que se faz se tons quentes, teclados e vozes femininas. Vem 脿 cabe莽a os Animal Collective, claro, ou mesmo Panda Bear e El Guincho, e sobretudo uma festa tremenda, confirmada pela histeria colectiva que durou enquanto os Delorean estiveram em cima daquele palco. N茫o passa por aqui futuro algum da m煤sica pop, mas um disco como Subiza parece, em 2010, estranhamente refrescante.

Hot Chip 漏 Angela Costa

Por falar em pop orelhuda, os Hot Chip subiriam pouco depois ao palco do SonarVillage para encantar cora莽玫es com can莽玫es electronicamente esclarecidas mas perdidas no tempo (elogio). O disco em tr芒nsito era One Life Stand, esp茅cie de OVNI na discografia dos Hot Chip, mas excelente distribuidor de boas energias. Resultado: mais um momento de histeria generalizada, muito por culpa de can莽玫es como 鈥淩eady For The Floor鈥 e 鈥淥ver and Over鈥, crowd pleasers por natureza. Os Hot Chip s茫o assim: fazem m煤sica para agradar a todos, geram 贸dios mas outros tantos amores. E como se ainda fosse necess谩rio para garantir um 贸ptimo concerto, quiseram ainda apresentar uma vers茫o bizarra para uma can莽茫o j谩 de si bizarra: 鈥淚 Feel Better鈥, coisa meia ir贸nica meia s茅ria, 茅 uma daquelas can莽玫es que apetecer ouvir 鈥over and over and over and over鈥, 鈥like a monkey with a miniature cymbal鈥. N茫o foram os sons dos Hot Chip os 煤ltimos na imensa oferta do Sonar Galicia, mas foram provavelmente o 煤ltimo momento digno de registo. O resto da noite pertenceu aos DJs que trataram de fechar uma noite de um festival que se quer repetido por terras galegas.

Hot Chip 漏 Angela Costa
· 26 Jun 2010 · 10:26 ·
Andr茅 Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Alva Noto