Tony Allen
Casa da Música, Porto
06 Mar 2010
Num sábado de oferta gorda na cidade do Porto, o afrobeat foi chamamento maior para quem decidiu encher a Sala 2 da Casa da Música, se não totalmente de público, de energias positivas renováveis ao longo de quase uma hora. Na estreia de Tony Allen na cidade do Porto, a Casa da Música foi anfitriã de uma noite em que um dos fundadores do afrobeat - mostrou porque é que aquele gingar africano entre o funk e o jazz é capaz de mover tantos corpos em tantas décadas de existência. Tony Allen, na bateria, conduziu um ensemble de oito músicos por entre uma festa que insistiu em fazer-se pelo ritmo e pela circularidade tão conhecida ao afrobeat.

© Angela Costa

A coesão era nem mais nem menos aquela que se esperava – e que se deve esperar num concerto deste tipo. A percussão marcou o passo de uma mini big band de metais que rasgou o ritmo a meio sempre que possível; a voz feminina, menos eficaz de que a do próprio Tony Allen, não deixou de colorir as longas explorações erigidas sempre que para isso foi chamada; os teclados, um pouco “digitalizados” a mais do que o desejável, cumpriram o papel de improvisação e abertura da paleta sonora que lhes costumam exigir. Correu tudo conforme planeado.

© Angela Costa

Correu talvez tudo demasiado conforme planeado. Em boa parte da actuação pareceu faltar muitas vezes aquele clique extra que faz o afrobeat ser uma experiência quase extra-sensorial; faltou muitas vezes aquele crescendo circular que deposita no afrobeat a capacidade de fazer do ritmo motivo de união e celebração. Tony Allen esteve irrepreensível, entenda-se. É um esteio na percussão e na condução das operações. Mas mesmo nos melhores momentos, o concerto na Casa da Música não conseguiu nunca fazer esquecer o enorme concerto que Sean Kuti deu no Centro Cultural de Belém no Verão de 2009, num dos melhores momentos musicais do ano transacto. Que o diga o animal camarada de luta Jel (activo durante a tarde na Rua Miguel Bombarda em dia de inaugurações para uma perninha de contestação) que esteve em ambos e que parecia bem mais animado no concerto de Lisboa.
· 09 Mar 2010 · 17:28 ·
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros