A música brasileira encontra-se repleta de ritmos quentes e ricos em diferentes melodias. No entanto, se procurarmos neste álbum um regresso ao samba, bossa nova ou algum outro género que tanto caracteriza a música brasileira, talvez se fique com a sensação de tempo perdido. É claro que há vestÃgios de todos estes ritmos, mas a essência desta colectânea é o retracto de uma música chill-out (por vezes calma demais para quem está habituada à s sonoridades brasileiras).
Numa época em que a música electrónica toma um papel de relevo para si no cenário musical, não podia passar despercebido o tal “som tropical†numa onda electro-ambiental.
Se estes sons nos chegam agora do Brasil, através deste BraziLounge, temos de certa forma que agradecer ao facto de existirem neste momento editoras como a Música Alternativa que ainda arriscam a execução de colectâneas como esta, trazendo a público um duplo cd (cd Urban e cd Leisure) que nos proporciona uma grande diversidade de temas chamados “lounge†(ouvir e absorver cada gota musical do tema Soulounge de Michel Freidenson no cd Leisure)...
Música de dança??? Talvez. Mas nem todos os temas se podem incluir em tal separador musical. Trata-se de um duplo-álbum digno de registo devido à concentração de tantos novos artistas (muitos deles ainda fora dos circuitos internacionais de vendas), os quais procuram uma sonoridade que não se identifica com a habitual musicalidade brasileira.
Podemos redescobrir o Brasil através de facetas da nova música brasileira, ainda ocultas num cenário pouco comercial em Terras de Vera Cruz. Lupa Mabuze, Atman, BPM, Superagua, Michel Freidenson são alguns dos nomes presentes neste álbum, que ao longo de vinte e seis temas vão recriando a música brasileira, trazendo até nós novos talentos sul-americanos numa constante mudança, trabalhando a música à volta da fusão de bossa nova, jazz, e sons electro-ambientais.
Algumas músicas encantam, outras “adormecemâ€, umas relaxam, outras convidam a dançar, umas puxam pela nossa imaginação e outras arrepiam pela simplicidade que determinados sons conjugados conseguem. Para quem gosta de música brasileira, este é um álbum a ser escutado sem nenhuma dúvida, e para quem está mais habituado à música electrónica, com algumas reticências, convido-os a ouvirem as músicas dos dois cd’s e deixarem-se levar pelas fusões de ritmos… Deliciem-se e relaxem.