bodyspace.net


Number None Urmerica

2006
Rebis


Algo aconteceu em Novembro de 2004 que está directamente relacionado com o nascimento de Urmerica: a reeleição de George Bush. Ao que se sabe, Chris Miller e Jeremy Bushnell ficaram, como muitos habitantes dos Estados Unidos e cidadãos do mundo, ficaram chocados com a hipótese de George Bush governar o país durante mais quatro anos e ter a oportunidade de cagar nos pobres, ignorar os direitos humanos e de enviar mais militares para onde quer que seja. Ao que se sabe agora os receios de ambos eram legítimos, mas isso não os impediu de, nos dias seguintes a esse acontecimento, os Number None assinarem um subtil protesto contra George Bush da maneira de que são mais capazes: em forma de música. Foi nesse espaço de tempo que Urmerica foi gravado (ou pelo menos foi aí que originou).

Movimentam-se desde Chicago e produzem o máximo de música possível – são um daqueles projectos em que, pela grande quantidade de lançamentos, se torna complicado seguir o rasto. Em Urmerica avançam com mais uma colecção de drones que se dividem entre o belo e o perturbador. Em seis capítulos. No primeiro, no seguimento das suas posições politicas, apontam outros sons como cântico para o país onde habitam: “Suggestion for a New National Anthem†e a incerteza que carrega traduzem de certa forma a sensação deixada pela eleição de George Bush. Nos seus mais de nove minutos encaminha-se por terrenos onde cabe a progressão e o dinamismo, tons multicolor.

Curiosamente, a partir do segundo capitulo, Urmerica torna-se ainda mais obscuro e carregado. “Secret Handshake, Hidden hand†é cascata ruidosa em paisagem desoladora, tela animalesca pintada depois de uma aventura orgânica por uma floresta. “Compression and Radiation†é uma explosão de percussão filtrada mil e uma vezes e entregue com urgência. “Dent Magic†induz uma calma nunca antes sentida em Urmerica; uma quietude de murmúrios e vozes, de estranhos e libertadores ruídos e de alguma espiritualidade ancestral. Depois dos momentos menos inspirados de “Pacific Metals Iâ€, “Monster Lobe (Werewolf Corps Victory Theme)†é blindagem electrónica vertiginosa e insana, forma mais que perfeita para terminar um interessante fascículo de “canções†de protesto.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
31/01/2007