âI philosophize about Glocks and keys, niggas call me young black Socrates.â Ă o que diz Pusha T, um dos irmĂŁos que compĂ”em os Clipse. âGlockâ Ă© um tipo de pistola e âkeysâ Ă© calĂŁo para âkilosâ, como em âquilos de cocaĂnaâ. Que nĂŁo haja enganos: as cançÔes deles giram todas Ă volta do mesmo: venda de cocaĂna e as suas consequĂȘncias, positivas e negativas. Mas eles fazem-no de uma forma tĂŁo boa e tĂŁo inteligente, com inĂșmeras referĂȘncias Ă cultura pop anglo-saxĂłnica (hĂĄ de tudo, dos Wham! a Martha Stewart) que se torna verdadeiramente interessante. E fazem-no por cima dos beats mais estranhos e inventivos que os Neptunes (aqui supostamente reduzidos a Pharrell Williams) jĂĄ fizeram. HĂĄ harpas (ou cordas de piano), steel drums, acordeĂ”es, drones, e outros recursos muito pouco Ăłbvios e excitantes para um disco de hip-hop mainstream.
Os Clipse existem no limbo entre o arrependimento e a satisfação. Em âMomma I'm Sorryâ, de onde Ă© tirada a comparação a SĂłcrates, o refrĂŁo Ă© âMomma I'm so sorry, I'm so obnoxious, I don't fear Tubbs and Crockettâ. Tubbs e Crockett Ă© uma referĂȘncia ao duo mais pintarolas da televisĂŁo dos anos 80 e do cinema dos anos 2000, os protagonistas da sĂ©rie e do filme Miami Vice. Com isso, os Clipse pretendem dizer que nĂŁo tĂȘm medo da polĂcia nem das consequĂȘncias legais dos seus actos, mas isso nĂŁo quer dizer que nĂŁo sofram com eles.
Os Geto Boys lançaram âMind Playin' Tricks On Meâ em 1991, uma meditação paranĂłica sobre uma vida de criminoso. Uma frase de Willie D, âI make big money, I drive big cars, everybody know me, it's like I'm a movie starâ Ă© âroubadaâ por Pusha T para âNightmaresâ, numa era dominada pelo coke rap de gente como Young Jeezy que pouco tem para oferecer alĂ©m do tal pĂłzinho branco. O refrĂŁo, cantado por Bilal em modo Marvin Gaye, Ă© viciante, memorĂĄvel e perturbante, mas nĂŁo tanto quanto o que Pharrell Williams canta depois numa voz distorcida.
O dia em que um jovem Pharrell e os tambĂ©m jovens Pusha T e Malice se conheceram no inĂcio dos anos 90 ficarĂĄ para a histĂłria da mĂșsica pop atravĂ©s desta obra-prima. Todas as faixas podem ser singles e as produçÔes trazem tudo para um patamar mais elevado. Inspirado, sonicamente novo mas com os pĂ©s bem assentes, liricamente, no passado, isto Ă© Hell Hath No Fury. E estes sĂŁo os Clipse, que, ao segundo disco e quando ninguĂ©m dava nada por eles, fizeram um portentoso e escuro clĂĄssico.