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Terrestrial Tones Dead Drunk

2006
Paw Tracks


Paris. Ver茫o de 2005. Eric Copeland (Black Dice) e Dave Portner (Animal Collective), companheiros de quarto num apartamento da capital francesa, inspirados pelos flea markets (tradu莽茫o livre para feira da ladra), criam sete pe莽as musicais que partem de Paris para os cantos da Terra. E n茫o s贸. Dead Drunk, o terceiro registo assinado pelos Terrestrial Tones, 茅 um cabaret a ser invadido por todo o tipo de personagens electr贸nicas vindas de outros mundos. 脡 um disco que busca os cheiros das ruas, as cores das paredes, o 贸leo dos motores e as pe莽as dos rob么s, o cheiro das frutas e das verduras frescas e a ferrugem dos metais. Aparentemente Eric Copeland e Dave Portner passaram muito tempo em Paris 脿 volta de discos esquecidos de Europop e maquinaria electr贸nica da era sovi茅tica.

A melodia em repeat que irrompe logo no inicio de Dead Drunk em 鈥淐ar Fumes鈥 parece querer indicar algo. O inicio de uma experi锚ncia ou o reflectir de uma prova. Depois chegam interfer锚ncias que levam imediatamente o tema para outras frequ锚ncias. Parece sugerir um futurismo onde nem sempre h谩 espa莽o para revivalismos de todas as esp茅cies. O segundo tema aplica a repetitividade como padr茫o salutar; 鈥淭he Sailor鈥 茅 uma trip electr贸nica circular a receber vozes 鈥 as tais de outro mundo. Estes dois exemplos s茫o a prova evidente que os Terrestrial Tones conceberam este Dead Drunk como um disco com principio, meio e fim, com um seguimento l贸gico e fluido, ao contr谩rio das experi锚ncias anteriores.

Os elementos repetitivos continuam logo em 鈥淧lowman鈥, rotunda sonora electr贸nica onde se escutam aquilo que parecem ser c芒nticos resgatando algum tradicionalismo por entre o ru铆do. A circularidade fica-lhes tamb茅m. E a explora莽茫o do ru铆do igualmente. 脡 que tal como acontecia nos outros discos, tamb茅m em Dead Drunk se nota mais a influ锚ncia dos Black Dice do que dos Animal Collective. 鈥淢agic Trick鈥 茅 apenas tempo para situar o disco no espa莽o e no tempo, mas que nem por isso serviu para evitar a perda de direc莽茫o que 鈥淔uture Train鈥 indicia. Ao longo de quatro minutos (e sete segundos), o pen煤ltimo tema n茫o enriquece especialmente Dead Drunk; antes, danifica-o um pouco nas suas inten莽玫es.

Felizmente h谩 鈥淭his Weekend Now鈥 a repor a imagem logo no final; a imagem daquele que 茅 provavelmente o disco melhor conseguido da dupla Terrestrial Tones. 鈥淭his Weekend Now鈥 v锚 os Terrestrial Tones a afastarem-se cada vez mais da Terra, colocando quase em causa o nome que decidiram colocar a si mesmos. Resta saber se pensam voltar ao planeta Terra. De qualquer das formas, Dead Drunk parece cada vez mais aquilo que se poderia esperar do encontro entre Eric Copeland e Dave Portner. Apesar das ambi锚ncias algo perturbadoras de alguns temas, Dead Drunk respira at茅 um ar bastante saud谩vel. Mesmo para quem est谩 nas profundidades de Paris. Os Terrestrial Tones escavaram um t煤nel na cidade das luzes.


Andr茅 Gomes
andregomes@bodyspace.net
22/09/2006