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El Hijo La piel del Oso EP

2005
Acuarela


Depois do final dos Migala, colectivo de onde saíram discos como Arde, Restos de un incendio ou La Increible Aventura, havia ficado a promessa do nascer de alguns projectos da responsabilidade dos seus membros. Abel Hernández, o madrileno que sempre foi a voz dos Migala, é uma dessas promessas tornadas realidade e La piel del Oso é a prova que trás no bolso para o provar. Sim, no bolso, não fosse este disco um EP de cinco canções onde Abel Hernández concretiza a confessa vontade de cantar em castelhano, de regressar ao formato canção (do qual La Increible Aventura se afastava e de que maneira) e de descobrir maneiras de escrever diferentes. Mas não o fez sozinho. Para isso fez-se rodear de Raül Fernandez (dos companheiros de editora Refree, que aqui toca piano, produz o disco e compõe os arranjos) e Xavi Molero na bateria.

Em formato trio, sobressai então aqui em La piel del Osso a riqueza dos arranjos, a influência americana na forma de escrever canções e a coragem de as cantar em castelhano. Ao que parece, nos últimos tempos são bastantes as vozes originalmente castelhanas que deixam de cantar em inglês para cantar na sua língua mãe. No caso de Abel Hernández, o próprio afirmou que os espanhóis não o entendiam quando cantava inglês, mas essa não terá sido propriamente a primeira razão da mudança – essa terá sido a vontade de voltar à língua que melhor conhece. Soa bem aqui o espanhol servido por cordas e sopros, como aquele se faz ouvir logo no início em “Esa música sombriaâ€, a meio caminho entre um Yann Tiersen festivo e um Abel Hernández mais intimista. Mais do que esta canção, é todo o próprio EP que se divide entre um intimismo cálido e momentos de maior expansão e euforia. A tendência repete-se logo em “Los selvajesâ€, onde Abel Hernández parece resumir a razão que o levou a continuar na música depois da separação dos Migala: “Somos salvajes, e los salvajes miramos adelante â€.

“Gorilas en la Nieble†vai-se fazendo do interessante jogo entre voz feminina e masculina, de flautas e de outros instrumentos de sopro e de momentâneas e leves recordações de Nick Drake, o génio que Abel Hernández confessou apreciar. “El señor de las bestias†começa negra mas cedo se junta ao natural e predominante ambiência do disco: paisagens doces (que já se desenhavam imensas vezes nos Migala), de uma euforia mais ou menos controlada. Foi assim que Abel Hernández quis, num disco que parece afirma com convicção que estas cinco canções não foram tempo perdido – nem para o autor nem para quem as ouve. Não é todos os dias que se ouvem bons temas cantados em castelhano sem se carregar no “eject†da aparelhagem ou sem se mudar imediatamente de canal na procura de algo que não se sinta como doloroso. E isso tem de valer alguma coisa.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
13/04/2006